Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná
Consulta Pública para a elaboração da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Pecti)
O que é a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná?
A Pecti é um texto programático, com 12 eixos estruturantes, elaborado a partir de apontamentos resultantes de pesquisa realizada pelo Governo do Estado com sujeitos que desenvolvem atividades de ciência, tecnologia e inovação nos setores públicos e privados. Este é um documento que reúne ações e atividades a serem desenvolvidas pelo governo estadual a fim de dar pleno cumprimento ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e eficácia aos princípios e objetivos instituídos na Lei 20.541 de 20 de abril de 2021. Os objetivos, princípios e ações desta Pecti foram traçados pelo Governo do Estado para guiar o Paraná em direção a uma economia com base no conhecimento. Caberá à sociedade paranaense e representantes da Tríplice Hélice (Estado, Universidades e Empresas) a escolha das ações que melhor auxiliam nessa travessia.
Por que é importante o Estado do Paraná ter uma legislação específica para a Ciência, Tecnologia e Inovação?
A segurança jurídica é um fator fundamental para a realização de atividades inovadoras. E o Estado do Paraná tem se preparado para isso. Em 2021, o conjunto de leis que rege as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi atualizado para resguardar os sujeitos que trabalham com esses temas. A Pecti trará um programa para 2024-2030 que unirá as ações do conjunto Estado, Universidades e Empresas, na transformação do Paraná em uma economia com base no conhecimento.
Quem está desenvolvendo a Pecti?
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital.
A população será ouvida?
No processo de elaboração da Pecti todo cidadão paranaense terá oportunidade de participar. E, para que todos possam contribuir, foi produzido este espaço de construção coletiva. A proposta dos representantes públicos, governador e secretários de Estado é que a Política seja uma política ampla, completa e inovadora.
Quem pode pode participar?
Cidadãos paranaenses de todos os municípios e regiões podem participar do processo de elaboração dessa nova política de Estado. Além disso, empresários, professores, pesquisadores, gestores públicos, gestores de Instituições Científicas e de Inovação públicas e privadas, agências de fomento, startups, criadores independentes, ambientes de inovação, estudantes, fundações de apoio, serão incentivados a ler o texto e opinar sobre o que é prioridade para a promoção de suas atividades.
Como está organizada a Pecti?
A Pecti está organizada em sete áreas prioritárias e transversais e 12 eixos. Isso significa que os temas devem ser pensados para a transformação digital e o desenvolvimento sustentável do Estado. Consulte
o texto completo.
PARTICIPE DA PECTI!
O texto proposto está elaborado com informações sobre o contexto paranaense. Os eixos estruturantes estão associados a desafios e objetivos específicos que direcionarão programas, projetos e ações governamentais nos próximos quatro anos. E é neste espaço, nos eixos estruturantes, que a sua contribuição será fundamental. Para realizar a sua contribuição com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, CLIQUE AQUI.
Notícias Mais notícias ›