Paraná Sustentabilidade

Paraná Sustentável

O que é a OCDE?

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é formada pelos países mais desenvolvidos e sustentáveis do planeta, que se empenham em promover padrões internacionais em questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais.

Paraná é destaque

O Paraná é o único estado brasileiro a ser analisado pelo estudo “Abordagens Territoriais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela OCDE, que também pesquisou outras oito regiões do mundo. A pesquisa identificou que o desenvolvimento sustentável está presente nas políticas públicas estaduais do Paraná há décadas e ajuda a diminuir a desigualdade social nos municípios. Segundo a Organização, o estado cresce lado a lado com o meio ambiente, se destacando em nível internacional em quatro áreas:

 

Energia renovável

94% da energia vem de fontes renováveis, mais do que o dobro da média das regiões da OCDE (41%). Um dos destaques é a energia hidrelétrica produzida na usina da Itaipu Binacional que, segundo o estudo, é uma das principais geradoras de energia renovável do mundo. Ao mesmo tempo, a participação de fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, é próxima de zero.

Energia Renovável

Qualidade do ar

O Paraná supera as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) na qualidade do ar. Enquanto a meta mundial é que o nível médio anual de exposição a pequenas partículas (PM2,5) seja de até 10 µg/m³, o Paraná apresenta uma média de 9,2 µg/m³,

Qualidade do Ar

Preservação da água 

Um dos pontos fortes do Paraná é a preservação de corpos hídricos – fluxos de água como rios, riachos, ribeirões e córregos – reforçando a boa colocação do estado entre os indicadores ambientais. Entre 1992 e 2015, o volume aumentou 0,2%, um desempenho melhor do que 90% das regiões da OCDE. Além disso, 87% da população paranaense afirma estar satisfeita com a qualidade da água – superando a OCDE (81%) e todos os outros estados brasileiros (média de 74%).

Preservação água

Proteção costeira

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos da Agenda 2030. Nesse quesito, o Paraná tem um grau de proteção costeira (51% em 2017) mais alto do que a média do Brasil (36%) e da OCDE (20%). A pesquisa aponta que um dos destaques para esse resultado é a preservação do Parque Nacional de Superagui, no Litoral.

Proteção Costeira

Paraná de Olho nos ODS

Nos últimos anos, o Paraná passou a utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como guia para melhorar as áreas de saúde, educação e segurança, além de diminuir a desigualdade social e preservar o meio ambiente. O Governo do Estado criou a estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da ONU. Clique aqui e conheça o Paraná de Olho nos ODS.