Pesquisar registro de imigrantes

O que é

Permute a pesquisa nos aproximadamente 100 mil registros de imigrantes oriundos dos desembarques no Porto de Paranaguá, as entradas em hospedarias e em núcleos coloniais da província do Paraná entre os anos de 1876 a 1879 e de 1885 a 1896.

As pesquisas não se limitam aos registros expostos no banco de dados disponível no site. A Divisão de Documentação Permanente conta com outros fundos complementares, que auxiliam na ampliação da informação e na possibilidade de encontrar famílias que estão fora do período de pesquisa. A ampliação dos dados é feita cotidianamente pela equipe do Arquivo Público.

Quem pode pesquisar

Cidadãos que pesquisam sobre a genealogia de suas famílias ou que precisam de complemento documental em processos de dupla cidadania e a comunidade em geral.

Onde pesquisar

Na internet. Para aprofundamento da pesquisa, é necessário contatar o Arquivo Público por e-mail ou telefone.

Como pesquisar

Na página de pesquisa, digite o sobrenome da família, o ano da pesquisa e a nacionalidade de origem.

Cabe ressaltar que a grafia dos nomes e sobrenomes registrados nos livros originais apresenta por vezes discrepâncias, fato que deve ser levado em consideração no momento da pesquisa.

Para pesquisas aprofundadas ou eventuais dúvidas acerca da documentação, envie um e-mail para consultasai@deap.pr.gov.br, entre em contato pelo telefone (41) 3352-2299 ou venha presencialmente ao Arquivo Público. As respostas e solicitações são essencialmente encaminhadas por e-mail.

Prazo

A consulta no site é imediata.

O prazo de resposta às solicitações por e-mail ou telefone é de 20 dias, podendo se estender por mais 10 dias, caso seja necessário. As demandas são respondidas de acordo com a ordem cronológica.

O que diz a lei

A Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) estabelece o direito de acesso à informação e sua restrição.


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito.