Solicitar Adesão ao Serviço Alerta de Autuação
O que é
O Serviço Alerta de Autuação consiste no envio automático de mensagens eletrônicas ao endereço cadastrado (e-mail), sempre que for liberado um novo auto de infração de trânsito emitido pelo DETRAN/PR ou por órgão de trânsito permissionário, usuário do sistema GIT, atendendo exclusivamente a veículos registrados em nome da pessoa jurídica aderente.
Quem pode solicitar
Pessoa Jurídica proprietária do veículo
Onde solicitar
A solicitação será realizada mediante formulário eletrônico específico disponível no site oficial do DETRAN/PR, no serviço Alerta de Autuação.
Como solicitar
Clique em Solicitar e siga o passo a passo para realizar este serviço.
Documentos necessários:
- Requerimento preenchido através do formulário eletrônico gerado em ambiente autenticado para pessoa física na Central de Segurança do Estado do Paraná.
- Documento constitutivo da Pessoa Jurídica (CNPJ, contrato social ou estatuto atualizado).
- Documento de identificação do representante legal.
- Declaração de ciência para o Termo de Adesão.
- Procuração (quando aplicável).
ATENÇÃO!
Esse serviço tem caráter informativo e possibilita ao proprietário (Pessoa Jurídica) melhor gestão das autuações, especialmente quanto aos prazos para apresentação de identificação de condutor e defesas, não substituindo as notificações previstas na legislação de trânsito.
Prazo
Após a solicitação, o prazo para análise é de até 30 dias.
O que diz a lei
Art. 281, Art.281-A, Art. 282, Art. 282-A do Código de Trânsito Brasileiro, Resolução 918/2022 CONTRAN e Resolução 931/2022 CONTRAN.
Forma de atendimento:
Diferentes meios
Quanto custa:
Gratuito