ANTT aprova editais de concessão dos lotes 4 e 5; leilões serão em outubro

15/07/2025
O processo de concessão dos dois últimos lotes de rodovias do Paraná avançou. A Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou nesta terça-feira, dia 15, a publicação dos editais dos lotes 4 e 5. Juntos, eles somam mais de mil quilômetros de rodovias federais e estaduais e preveem investimentos de quase 30 bilhões de reais. O leilão do lote 4 será no dia 23 de outubro, e o do lote 5, no dia 30, ambos na Bolsa de Valores, em São Paulo. Os trechos atendem regiões como Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do Paraná, além de facilitar o trânsito de veículos que vêm do Paraguai, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Assim como nos lotes anteriores, vence quem apresentar a menor tarifa por quilômetro. Não haverá pagamento de outorga, o que garante mais investimentos em obras e tarifas justas. As propostas devem ser entregues no dia 20 de outubro para o lote 4 e no dia 27 para o lote 5. Os contratos devem ser assinados até fevereiro de 2026. O lote 4 tem mais de 620 quilômetros, passando por 11 rodovias. Ele liga a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina. O valor total previsto é de 18 bilhões de reais, sendo quase 11 bilhões só em obras. Estão previstas duplicações, faixas adicionais, contornos, ciclovias, passarelas e pontos de ônibus. O lote 5 tem mais de 430 quilômetros e corta as regiões Oeste e Noroeste. Deve receber 11 bilhões e 600 milhões dbge reais, com foco em duplicações, vias marginais, contornos e dispositivos de segurança como passarelas e passagens para animais. Com esses dois últimos trechos, o pacote de concessões rodoviárias do Paraná chega a 3 mil e 300 quilômetros, com previsão de mais de 60 bilhões de reais em investimentos ao longo de 30 anos. Os contratos dos lotes 1 e 2 já estão em vigor desde janeiro do ano passado. O lote 1 é operado pelo Grupo Pátria e prevê quase 8 bilhões em melhorias em rodovias como a BR-277 e a PR-427. O lote 2 ficou com o Grupo EPR, responsável também pelo lote 6, com investimento previsto de quase 11 bilhões. Já os contratos dos lotes 3 e 6 começaram em abril. O lote 3, com cerca de 570 quilômetros, é operado pelo Grupo Motiva e integra o chamado Corredor Norte, que liga o Interior ao Porto de Paranaguá. O lote 6, maior do pacote, terá mais de 20 bilhões de reais em obras, com duplicações em 70 por cento dos trechos ao longo de mais de 660 quilômetros. (Repórter: Gabriel Ramos)