Ação dos bolsistas contribui para mudar o comportamento da população no Paraná

30/04/2020
Os bolsistas contratados pelo Governo do Paraná para o Programa de Apoio Institucional para Ações de Prevenção, Cuidados e Combate ao Coronavírus, estão ajudando a mudar o comportamento da população. Eles atuam diretamente com informação e orientações que contribuem para ampliar o número de pessoas que adere às máscaras e ao uso do álcool em gel, além de evitar aglomerações e ficar em casa. Atualmente, são cerca de 660 bolsistas contratados por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria da Saúde. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes da saúde e de outras áreas que atuam em Unidades de Saúde e hospitais, nas divisas do Estado, serviço de teleatendimento, no Laboratório Central do Estado, no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e no Departamento Penitenciário do Estado.
Nas centrais de informações, com atendimento telefônico e por meios digitais, os bolsistas esclarecem dúvidas e orientam sobre maneiras de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus.
A enfermeira Viviane Moretti conta que na Unidade de Referência de Paranaguá, no Litoral do Estado, o trabalho é intenso.// SONORA VIVIANE MORETTI//
Nas divisas rodoviárias do Estado, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos de enfermagem desenvolvem ações de monitoramento da entrada e saída de pessoas nos postos de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.
Nesta semana, o Governo do Estado fez uma nova chamada pública para a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área da saúde com a oferta de vagas para atuar em 31 cidades do Paraná. As inscrições estão abertas e o envio da documentação é todo online. O critério de escolha dos bolsistas é por ordem cronológica de inscrição. O edital está no site www.fappr.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)