Agência do Trabalhador da Cultura completa um ano como referência em empregabilidade no setor

22/11/2022
Há exatamente um ano, em 22 de novembro de 2021, a Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, em parceria com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Família, lançava a inédita Agência do Trabalhador da Cultura, primeiro posto avançado dedicado ao setor no país. A Agência funciona em anexo à Superintendência-Geral da Cultura, no centro de Curitiba. Ela promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado. Neste ano, tem participado frequentemente de mutirões de empregabilidade setoriais em parceria com a Agência do Trabalhador da Secretaria da Justiça, eventos de grande porte, apoiado cursos de formação e aberto diversos canais de atendimento no intuito de melhorar a empregabilidade em segmentos bastante impactados pela pandemia. No período de doze meses, a agência tornou-se referência e cumpriu a missão principal de fomentar a empregabilidade nos segmentos de Rádio e TV, Gastronomia, Eventos, Literatura e Mercado Editorial, Moda, Cultura Popular, Artes Cênicas, Audiovisual, Publicidade, Arquitetura, Artesanato, Turismo Cultural, Games, Animação, Design, Entretenimento, Música, Artes Visuais e Software. Uma enquete realizada no mês passado pelas redes sociais revelou que 98% das pessoas atuam em mais de uma dessas áreas. Segundo o balanço divulgado nesta terça-feira pela Agência, em 12 meses, apenas nos canais próprios, foram 4.899 atendimentos. Não estão contabilizados os atendimentos feitos nos seis mutirões realizados em parceria com a Agência do Trabalhador. Na base de cadastro estão ativas 73 empresas e 1.269 trabalhadores e trabalhadoras. Raphael Dotto, gestor da Agência, explicou que o principal desafio no primeiro ano foi tornar a Agência do Trabalhador da Cultura conhecida e próxima da população e do empresariado da classe cultural. //SONORA RAPHAEL DOTTO//

A Agência do Trabalhador da Cultura desenvolveu ativamente divulgação em mídia espontânea, campanhas informativas nas mídias sociais, exposição da marca em grandes eventos, visitas diárias a agentes culturais e empregadores. Por meio de uma parceria com a URBS, foram sinalizados mais mil ônibus em Curitiba e região metropolitana, impactando mais de 54% da população que utiliza esse meio de transporte. No mês de outubro foi criado o site www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br para facilitar ainda mais o contato com trabalhadores e empregadores. Outro braço importante da Agência do Trabalhador da Cultura é oferecer a oportunidade de microcrédito para que os profissionais possam investir em novos projetos ou estruturar as empresas. A parceria com a Fomento Paraná  é parte da estratégia do Governo do Estado de levar serviços aos profissionais da cultura e da indústria criativa. A Agência do Trabalhador da Cultura fica na Rua Saldanha Marinho, 240, no Centro de Curitiba. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 horas da manhã às 5 da tarde. Além do site www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br , podem ser feitos contatos pelo telefone/Whatsapp: (41) 3321-4743 e e-mail agenciacultura@secc.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)