Agilidade nos Portos do Paraná gera economia para setor de fertilizantes
06/02/2020
Os gastos com sobre-estadia, também chamados de demurrage, na importação dos fertilizantes pelos portos do Paraná foram 43% menores no ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, pelo Sindiadubos, Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná. No ano, o setor economizou 20 milhões e 390 mil dólares. Entre os fatores listados pelo sindicato para explicar a redução, estão as melhorias contínuas na programação dos navios e na logística das operações de descarga, transporte e armazenagem. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a empresa pública tem se dedicado ao máximo para otimizar o tempo das operações e reduzir os custos dos operadores portuários em todos os segmentos. Segundo o detalhamento dos dados divulgados pelo Sindiadubos, a redução mais significativa da sobre-estadia dos navios foi exatamente no cais público comercial. O valor pago no ano passado em demurrage foi 51% menor, nas operações pelos berços 208, 209 e 211. O gerente executivo do Sindiadubos, Décio Gomes, explicou como é formulada a taxa de demurrage, que acaba sendo diluída no preço das importações. // SONORA DÉCIO GOMES //
O setor de fertilizantes espera, para 2020, um cenário parecido com o ano anterior, em termos de volume de importação. Porém, de acordo com o Sindiadubos, alguns fatores externos podem influenciar este ano, como a relação comercial entre Estados Unidos e China; o desempenho das safras norte-americanas; as variações de câmbio, e do valor do Real. A importação de fertilizantes pelos portos do Paraná, no ano passado, foi de quase 9 milhões e 150 mil toneladas. Apesar do volume representar um recuo de 5% em relação às movimentações do ano anterior, os portos do Paraná continuam sendo a principal entrada dos fertilizantes no país. Os terminais de Antonina e Paranaguá recebem cerca de 28% dos adubos importados pelo Brasil. As principais origens dos produtos são Rússia, China, Estados Unidos e Canadá. (Repórter: Rodrigo Arend)
O setor de fertilizantes espera, para 2020, um cenário parecido com o ano anterior, em termos de volume de importação. Porém, de acordo com o Sindiadubos, alguns fatores externos podem influenciar este ano, como a relação comercial entre Estados Unidos e China; o desempenho das safras norte-americanas; as variações de câmbio, e do valor do Real. A importação de fertilizantes pelos portos do Paraná, no ano passado, foi de quase 9 milhões e 150 mil toneladas. Apesar do volume representar um recuo de 5% em relação às movimentações do ano anterior, os portos do Paraná continuam sendo a principal entrada dos fertilizantes no país. Os terminais de Antonina e Paranaguá recebem cerca de 28% dos adubos importados pelo Brasil. As principais origens dos produtos são Rússia, China, Estados Unidos e Canadá. (Repórter: Rodrigo Arend)