Alunos superdotados contam com ampla rede de acolhimento na rede estadual do Paraná
10/08/2023
Júlia Batista de Souza tem 13 anos e, apesar de ainda bem jovem, já passou por uma experiência que muitos talvez jamais tenham a oportunidade de vivenciar: ela foi um dos destaques entre os participantes de altas habilidades no quadro “Pequenos Gênios”, do programa Domingão com Huck, da TV Globo. Ela é paranaense, estuda no Colégio da Polícia Militar de Londrina, no Norte do Estado, e frequenta a sala de recursos para altas habilidades/superdotação do município, onde o talento da jovem sempre mostrou-se evidente. Júlia faz parte do grupo de cerca de 6 mil 500 alunos da rede estadual de ensino com o mesmo perfil. Neste 10 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Superdotação e, em referência à data, a Secretaria Estadual da Educação celebra os avanços no suporte aos alunos que se enquadram nesta condição e o crescimento significativo de estudantes na rede estadual que, hoje, frequentam as salas de recursos multifuncionais. Ela conta que gostou bastante da experiência no programa. // SONORA JÚLIA BATISTA //
Além de contribuir para o desenvolvimento da aluna, a frequência foi determinante para sua participação no programa global, onde mostrou sua capacidade de soletrar palavras. A mãe da estudante, Silvana Batista da Silva, afirma que Júlia sempre foi acima da média, mas foi em 2022, com a ajuda da escola que foi possível identificar seu potencial. // SONORA SILVANA BATISTA //
Hoje, a Secretaria atende mais de 3 mil e 500 alunos com superdotação em cerca de 280 salas de recursos multifuncionais espalhadas pelo Paraná. Além destes, mais 644 recebem apoio das equipes de atendimento educacional especializado nas Escolas de Tempo Integral, com atendimento voltado às necessidades educacionais especiais, e também nas 20 escolas de referência para altas habilidades/superdotação. Os demais estão em estágios ou ensino profissionalizante. O processo de identificação dos estudantes com superdotação passou por uma mudança em 2022, com cursos intensivos de formação de professores de toda a rede com foco na atuação em escolas de referência. Uma das participantes foi Kátia Monteiro, que é pedagoga da rede estadual e municipal de Educação de Curitiba, e possui especializações nas áreas de educação especial, psicopedagogia clínica e institucional, serviço de atendimento educacional especializado para estudantes com Altas Habilidades/superdotação e mestrado em Educação. Kátia ressalta os avanços que essa área teve nos últimos anos. // SONORA KÁTIA MONTEIRO //
Kátia é, hoje, responsável pelo atendimento de 27 alunos numa das salas de recursos do Estado. O intuito das atividades é propiciar aos alunos melhor vinculação com a aprendizagem e com os colegas, além de fomentar o desenvolvimento de seu potencial criativo e dar oportunidade às atividades desafiadoras. (Repórter: Nathália Gonçalves)
Além de contribuir para o desenvolvimento da aluna, a frequência foi determinante para sua participação no programa global, onde mostrou sua capacidade de soletrar palavras. A mãe da estudante, Silvana Batista da Silva, afirma que Júlia sempre foi acima da média, mas foi em 2022, com a ajuda da escola que foi possível identificar seu potencial. // SONORA SILVANA BATISTA //
Hoje, a Secretaria atende mais de 3 mil e 500 alunos com superdotação em cerca de 280 salas de recursos multifuncionais espalhadas pelo Paraná. Além destes, mais 644 recebem apoio das equipes de atendimento educacional especializado nas Escolas de Tempo Integral, com atendimento voltado às necessidades educacionais especiais, e também nas 20 escolas de referência para altas habilidades/superdotação. Os demais estão em estágios ou ensino profissionalizante. O processo de identificação dos estudantes com superdotação passou por uma mudança em 2022, com cursos intensivos de formação de professores de toda a rede com foco na atuação em escolas de referência. Uma das participantes foi Kátia Monteiro, que é pedagoga da rede estadual e municipal de Educação de Curitiba, e possui especializações nas áreas de educação especial, psicopedagogia clínica e institucional, serviço de atendimento educacional especializado para estudantes com Altas Habilidades/superdotação e mestrado em Educação. Kátia ressalta os avanços que essa área teve nos últimos anos. // SONORA KÁTIA MONTEIRO //
Kátia é, hoje, responsável pelo atendimento de 27 alunos numa das salas de recursos do Estado. O intuito das atividades é propiciar aos alunos melhor vinculação com a aprendizagem e com os colegas, além de fomentar o desenvolvimento de seu potencial criativo e dar oportunidade às atividades desafiadoras. (Repórter: Nathália Gonçalves)