Baseado em cinco pilares, EaD se consolida na rede estadual
17/05/2020
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que, com pouco mais de um mês desde sua implantação, o sistema de ensino a distância Aula Paraná se consolidou como uma das mais completas plataformas de aulas não presenciais do Brasil. O modelo é base para as alternativas adotadas em diversos outros estados do País e está ancorada em cinco pilares diferentes, que buscam atender a totalidade dos 1 milhão E 70 mil alunos da rede estadual, meta atingida nestes primeiros 40 dias de EaD. Desde o dia 6 abril, funciona na rede estadual de educação um sistema multiplataforma Aula Paraná, que disponibiliza conteúdo didático por meio da transmissão de videoaulas em três canais digitais abertos de TV. Há também o canal Aula Paraná no Youtube, as salas de aulas virtuais no Google Classroom e o aplicativo Aula Paraná, que disponibiliza pacotes gratuitos de 3G e 4G capazes de cobrir 99,7% de todo o estado segundo a Anatel, e que fornece acesso para todo estes conteúdos digitais. Além disso, são entregues materiais impressos aos alunos que não tem acesso à TV aberta ou ao celular por onde poderia acessar os conteúdos disponibilizados pela Secretaria de Educação. Muitos deles também são atendidos pelas 231 mil cestas básicas entregues quinzenalmente. Segundo levantamento diário, 97% dos quase 43 mil professores acessam os sistemas online. Além disso, há ainda os alunos que buscam material impresso nas escolas estaduais. A união destes cinco pilares faz com que a totalidade dos 1 milhão E 70 mil alunos paranaenses possam ter acesso a pelo menos uma alternativa do EaD Aula Paraná, e possa dar continuidade aos seus estudos, seguindo seu ciclo regular de desenvolvimento. Renato Feder, secretário de Estado da Educação, disse que a preocupação do Aula Paraná, foi criar alternativas que pudessem atender todas as diferentes realidades do Paraná. Segundo ele, os números mostram que o esforço do estado não foi em vão. Os professores já passaram por mais de mil lives, videoconferências, meetings e outras reuniões virtuais, em que foram feitas ações de formação, tiradas de dúvidas e repassadas orientações. (Repórter: Sérgio Aguiar)