Bibliotecas, hortas e merenda inteligente: alunos da rede inovam com ideias sustentáveis
29/09/2025
Falta de água, desperdício de alimentos e gestão de resíduos, são alguns dos focos dos projetos desenvolvidos por alunos de três escolas integrantes do programa Parceiro da Escola, nos quais soluções idealizadas pelos jovens mobilizam a comunidade escolar em prol da sustentabilidade. Ao lado de outros 29 projetos, estes trabalhos foram destaque na etapa estadual do 1º Desafio da Educação Profissional e Tecnológica, iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná que aconteceu na última semana e reuniu, em Foz do Iguaçu, 171 estudantes da rede estadual. A proposta foi incentivar os jovens a explorar tecnologias emergentes e desenvolver soluções inovadoras para problemas reais. No Colégio Estadual Gaspar Dutra, de Nova Santa Rosa, a biblioteca está passando por uma verdadeira transformação. Por meio do projeto “Biblioteca Ecomind”, alunos e professores estão reestruturando o espaço. Entre as ações está a digitalização dos processos de empréstimo e devolução de livros, além da reforma do ambiente físico com materiais recicláveis. Para a implementação dos recursos, a escola teve a colaboração da empresa Impulso Educação, parte do Parceiro da Escola. Outra iniciativa é a criação de uma composteira, para destinar os resíduos orgânicos produzidos na escola. No Colégio Estadual Mathias Jacomel, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o projeto Chef IA foi proposta como ferramenta auxiliar na gestão dos alimentos da merenda escolar. O recurso usa inteligência artificial para reduzir o desperdício de alimentos. O professor Charles Adriano dos Santos, um dos idealizadores do projeto, destaca que isso ajuda na definição das quantidades exatas de comida a serem preparadas, de acordo com a sugestão dos alunos para o cardápio. // SONORA CHARLES ADRIANO DOS SANTOS //
Já no Colégio Estadual Durval Ramos Filho, em Andirá, a crise hídrica é o foco. Desenvolvido pelos estudantes, com apoio da empresa parceira Tom Educação, os alunos criaram um sistema de coleta e tratamento da água da chuva. A iniciativa busca garantir autonomia hídrica e despertar nos jovens a consciência sobre o uso responsável dos recursos naturais. (Repórter: Gustavo Vaz)
Já no Colégio Estadual Durval Ramos Filho, em Andirá, a crise hídrica é o foco. Desenvolvido pelos estudantes, com apoio da empresa parceira Tom Educação, os alunos criaram um sistema de coleta e tratamento da água da chuva. A iniciativa busca garantir autonomia hídrica e despertar nos jovens a consciência sobre o uso responsável dos recursos naturais. (Repórter: Gustavo Vaz)