CGE Itinerante encerra atividades do ano e reforça participação popular na gestão estadual

16/12/2022
Sugestões, reclamações e elogios foram colhidos de usuários dos serviços estaduais prestados presencialmente, por meio do programa CGE Itinerante. Nesta semana, as equipes visitaram as sedes do Detran, Instituto de Identificação e Farmácia do Paraná, em Curitiba, e encerraram as atividades do Dezembro Transparente. As pessoas são entrevistadas para avaliar a prestação do serviço e informadas sobre os canais de ouvidoria do Governo do Estado e sobre dados que constam no Portal da Transparência. O trabalho de ouvidoria ativa é desenvolvido pela CGE, Controladoria-Geral do Estado, por meio do CGE Itinerante, para estimular a participação do cidadão na gestão estadual. As informações colhidas nessas visitas são encaminhadas aos órgãos responsáveis para que possam promover melhorias no atendimento. Acesso a dados oficiais e à administração estadual são ferramentas importantes para o exercício do controle social, aquele exercido pela sociedade sobre o poder público, conforme avaliação do controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. //SONORA RAUL SIQUEIRA//

Nesta semana, servidores das coordenadorias de Ouvidoria e de Transparência e Controle Social entrevistaram cerca de 400 pessoas e registraram impressões sobre o atendimento. Neste ano, o número passa de mil e 800 cidadãos entrevistados e, desde 2019, foram cerca de 6 mil. O trabalho ocorreu em mais de 200 municípios. Essas pessoas conhecem os canais de ouvidoria disponíveis para entrar em contato com o Governo do Estado. Yohhan Souza, coordenador de Ouvidoria, afirmou que muita gente ainda não sabe que pode opinar, reclamar e sugerir ações para a administração pública e que a Ouvidoria é o canal adequado para isso. //SONORA YOHHAN SOUZA//

Desde 2011, quando o serviço passou a ser registrado no sistema próprio, mais de um milhão de cidadãos entraram em contato com a Ouvidoria. Só de 2019 para cá, foram 531 mil, mais que o registrado com a soma dos anos anteriores. De acordo com Souza, a procura pela ouvidoria se deve à confiança da população no governo e no serviço. Por exemplo, a melhoria na estrutura do setor reduziu em mais de 80% o tempo de resposta. O número de entrevistados no programa CGE Itinerante só não foi maior por causa da interrupção provocada pela pandemia de Covid-19. Nesse período, quando possível, foi verificado o recebimento da vacina pelos municípios e a distribuição da merenda escolar. O programa também é acionado em situações identificadas como prioritárias, pelo número de manifestações na Ouvidoria, como ocorreu com o ferry-boat de Guaratuba, no início do ano. Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social, destacou que nas entrevistas o cidadão é informado sobre como consultar dados disponíveis no Portal da Transparência. Segundo ele, somente com informações confiáveis as pessoas podem ter base para pensar soluções e identificar problemas. //SONORA MATHEUS GRUBER//

A ação também contou com servidores da Coordenadoria de Integridade e Compliance. Todas as observações e reclamações registradas são encaminhadas ao gestor do serviço avaliado, responsável por operar melhorias. (Repórter: Flávio Rehme)