Caderninho de Matemática criado por professora do Paraná facilita a vida de alunos de todo o Brasil

16/03/2023
Usando um caderno quadriculado e canetinhas coloridas, a professora Caroline Cardoso, de Curitiba, produz conteúdo de matemática básica para os 57 mil seguidores da página online do seu projeto, o Caderninho de Matemática. Ela escreve e desenha à mão páginas que explicam, com exemplos, conceitos e operações matemáticas estudados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, como geometria espacial, expressões algébricas, unidades de medida e frações. Ela começou carreira na rede estadual de ensino há 15 anos, como professora no Colégio Emílio de Menezes, na Capital. Hoje trabalha na Secretaria da Educação como técnica do programa Formadores em Ação, de formação continuada de professores. Criada em uma família de professores, Caroline se apaixonou pela Matemática ao longo da trajetória acadêmica. Porém, ela conta que, apenas em 2020, por causa da pandemia, que nasceu o Caderninho de Matemática. // SONORA CAROLINE CARDOSO //

Os vídeos foram cada vez mais compartilhados, até fora da rede estadual, o projeto cresceu e ganhou também uma página no Instagram, com as fotos das páginas do caderninho quadriculado. Professores ao redor do País começaram a usar as imagens e os vídeos. // SONORA CAROLINE CARDOSO //

Mães e pais também aproveitaram o conteúdo para estudar em casa com seus filhos. É o caso da professora Leilyanne Silva de Morais, de Juazeiro do Norte, no Ceará. A filha dela, Tereza, de 11 anos, não conseguiu se adaptar facilmente às aulas remotas durante a pandemia. Depois, no retorno presencial, acabou acumulando dúvidas sobre matemática básica. // SONORA LEILYANNE SILVA DE MORAIS //

Hoje, Caroline estima que a maior parte do público dela, aproximadamente metade, seja de professores. No Brasil, o conteúdo tem tido um bom alcance em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Manaus. Já no Exterior, os posts chegam também a países como Portugal, Angola e Argentina. Caroline também é autora de caderninhos temáticos, usados para recomposição da aprendizagem e para estudantes com dificuldade. Agora, a professora pretende usar o Caderninho de Matemática como objeto de estudo do Programa de Desenvolvimento Educacional e, posteriormente, publicar livros. Caroline também participa do projeto Matemática por Elas. A iniciativa conta com 16 professoras de todo o Brasil que produzem conteúdos temáticos para incentivar a participação de meninas e mulheres na área de Exatas. (Repórter: Gustavo Vaz)