Canal do Porto de Paranaguá será operado por consórcio que investirá R$ 1,23 bilhão
22/10/2025
O Consórcio Canal Galheta Dragagem, formado pela brasileira FTS e pelo grupo belga DEME, venceu o leilão inédito do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá, realizado nesta quarta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo. A concessão é a primeira do tipo no Brasil. O contrato de 25 anos prevê um bilhão e 230 milhões de reais em investimentos para ampliar e manter o canal, cuja profundidade deve passar de 13,3 para 15,5 metros. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o resultado marca mais uma etapa do planejamento estratégico recente do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Diferente de outros processos de concessão, o modelo paranaense transfere à iniciativa privada a responsabilidade pelas dragagens e manutenção do canal, com metas claras de profundidade, desempenho e redução de custos para os usuários. O Consórcio venceu o leilão ao oferecer o desconto máximo de 12,63% em relação à tarifa de referência, além do maior valor de outorga, de 276 milhões de reais que serviu como critério de desempate. O dinheiro será revertido em novos investimentos no Porto de Paranaguá. Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o aumento do calado e a redução da tarifa vão garantir uma logística mais eficiente e competitiva. // SONORA SANDRO ALEX //
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o pioneirismo implantado no Estado serve de referência para o país. // SONORA SÍLVIO COSTA FILHO //
Com a conclusão do leião, o Governo do Estado atingiu a principal meta, que era reduzir a tarifa. O projeto foi precedido por um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, consultas e audiências públicas conduzidas pela Antaq e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, além da análise e aprovação do Tribunal de Contas da União. Situado ao sul da Ilha do Mel, o Canal da Galheta é o principal acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá e desde a década de 1970, quando foi criado para permitir a navegação de embarcações maiores. (Repórter: Gustavo Vaz)
Diferente de outros processos de concessão, o modelo paranaense transfere à iniciativa privada a responsabilidade pelas dragagens e manutenção do canal, com metas claras de profundidade, desempenho e redução de custos para os usuários. O Consórcio venceu o leilão ao oferecer o desconto máximo de 12,63% em relação à tarifa de referência, além do maior valor de outorga, de 276 milhões de reais que serviu como critério de desempate. O dinheiro será revertido em novos investimentos no Porto de Paranaguá. Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o aumento do calado e a redução da tarifa vão garantir uma logística mais eficiente e competitiva. // SONORA SANDRO ALEX //
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o pioneirismo implantado no Estado serve de referência para o país. // SONORA SÍLVIO COSTA FILHO //
Com a conclusão do leião, o Governo do Estado atingiu a principal meta, que era reduzir a tarifa. O projeto foi precedido por um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, consultas e audiências públicas conduzidas pela Antaq e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, além da análise e aprovação do Tribunal de Contas da União. Situado ao sul da Ilha do Mel, o Canal da Galheta é o principal acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá e desde a década de 1970, quando foi criado para permitir a navegação de embarcações maiores. (Repórter: Gustavo Vaz)


