Com 200 cidades visitadas, CGE cumpre meta do Estado para avaliar serviços públicos
14/12/2021
Duzentas cidades receberam a visita do programa itinerante da Controladoria-Geral do Estado, CGE, que avalia o grau de satisfação de usuários de serviços presenciais oferecidos ao cidadão. O resultado completa a meta estipulada no Plano Plurianual com um ano de antecedência, apesar das restrições impostas pela pandemia, além de assegurar sua continuação para os próximos anos. Foram entrevistadas quatro mil 549 pessoas em 353 locais de atendimento ao público, localizados em 200 cidades de todas as regiões do Estado. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que o incentivo à manifestação do cidadão foi um dos objetivos da criação do programa.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//
O controlador-geral reforçou que a iniciativa é inédita para as controladorias-gerais de estados. O Programa CGE Itinerante atua como ouvidoria ativa, em que o usuário de determinado serviço é entrevistado logo após o atendimento. Em seguida, ele recebe informações a respeito do Portal da Transparência do Estado e como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral, para estimular o controle social sobre a administração pública. As visitas começaram em setembro de 2019, nas unidades do Detran e da Secretaria estadual da Saúde. Com a implementação de ações para enfrentamento ao novo coronavírus, a avaliação se voltou às pessoas atendidas por programas do Estado e, neste ano, à distribuição de vacinas e à preparação das escolas para o retorno às aulas. Cristiano Pereira, da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, explica a importância do projeto.// SONORA CRISTIANO PEREIRA.//
Os principais programas verificados pelo CGE Itinerante foram Cartão Comida Boa e Kit Merenda Escolar, que auxiliavam famílias em vulnerabilidade a ter alimento durante a pandemia. Caso haja algum problema pontual, o programa pode ser direcionado a uma ação, como ocorreu com o ferry-boat que faz a travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral. Uma nova empresa assumiu o serviço em abril e várias reclamações chegaram à Ouvidoria-Geral, provocando a visita do CGE Itinerante para avaliar a opinião dos usuários e fazer a verificação dos problemas relatados. Os problemas verificados no ferry-boat foram informados ao Departamento de Estradas de Rodagem, para que providências fossem tomadas. (Repórter: Felippe Salles)
O controlador-geral reforçou que a iniciativa é inédita para as controladorias-gerais de estados. O Programa CGE Itinerante atua como ouvidoria ativa, em que o usuário de determinado serviço é entrevistado logo após o atendimento. Em seguida, ele recebe informações a respeito do Portal da Transparência do Estado e como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral, para estimular o controle social sobre a administração pública. As visitas começaram em setembro de 2019, nas unidades do Detran e da Secretaria estadual da Saúde. Com a implementação de ações para enfrentamento ao novo coronavírus, a avaliação se voltou às pessoas atendidas por programas do Estado e, neste ano, à distribuição de vacinas e à preparação das escolas para o retorno às aulas. Cristiano Pereira, da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, explica a importância do projeto.// SONORA CRISTIANO PEREIRA.//
Os principais programas verificados pelo CGE Itinerante foram Cartão Comida Boa e Kit Merenda Escolar, que auxiliavam famílias em vulnerabilidade a ter alimento durante a pandemia. Caso haja algum problema pontual, o programa pode ser direcionado a uma ação, como ocorreu com o ferry-boat que faz a travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral. Uma nova empresa assumiu o serviço em abril e várias reclamações chegaram à Ouvidoria-Geral, provocando a visita do CGE Itinerante para avaliar a opinião dos usuários e fazer a verificação dos problemas relatados. Os problemas verificados no ferry-boat foram informados ao Departamento de Estradas de Rodagem, para que providências fossem tomadas. (Repórter: Felippe Salles)