Com 500 quilômetros, Paraná tem maior programa de rodovias de concreto do Brasil

30/06/2025
O investimento do Governo do Paraná em rodovias de concreto chegou neste mês a 500 km. Ao todo, são 18 trechos de rodovias em diversas fases de execução como planejamento, licitação, andamento ou concluídos, representando, até o momento, cerca de 3 bilhões de reais em aportes financeiros. Quatro obras ainda não entram nessa conta porque estão em processo de planejamento ou licitação, com o orçamento sigiloso. E as obras estão espalhadas em todo o Paraná: no Sudoeste são 140 quilômetros de concreto na PRC-280; na região central, a PRC-466 está sendo duplicada de Guarapuava a Pitanga; no Litoral, a novidade é a duplicação em concreto da ligação entre Matinhos e Praia de Leste; e na Grande Curitiba, a duplicação da Rodovia dos Minérios e a pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais. A adoção desse material inovador, que vem sendo utilizado para renovar a logística rodoviária paranaense, traz uma série de benefícios, a começar pela alta durabilidade. Esse novo pavimento rígido tem vida útil de pelo menos o dobro do flexível, de asfalto: 20 anos contra 10 anos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que rodovias em concreto eram um sonho distante e agora estão presentes no dia a dia de algumas regiões fundamentais para a economia paranaense. // SONORA RATINHO JUNIOR //

Os projetos adotado no Paraná se inspiram nas estradas mais eficientes do mundo: as americanas e as alemãs, conforme explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. // SONORA SANDRO ALEX //

Os custos de manutenção também são mais favoráveis em rodovias de concreto, já que não apresentam deformações ou buracos com o decorrer do tempo, algo que é bastante comum em vias asfaltadas. Isso permite, por exemplo, que o Estado não tenha que investir em um contrato de manutenção constante, como se faz obrigatório para o pavimento flexível. Assim, a longo prazo, a alternativa se mostra mais econômica. Com obras ocorrendo de forma bem mais espaçadas, o condutor também sai em vantagem, pois não tem que enfrentar vias bloqueadas ou com trechos de lentidão por conta de reparos ou melhorias com tanta frequência. Confira todas as obras no site da Agência Estadual de Notícias, parana.pr.gov.br/aen. (Repórter: Gustavo Vaz)