Com investimento de R$ 1,3 milhão, município de Londrina vai ganhar nova passarela
24/02/2022
Londrina, no Norte do Estado, vai ganhar uma nova passarela para pedestres na PR-445, na altura do quilômetro 74, próximo à Rua Ivan Sérgio Ataíde Vicente e à Rua Caracas, no bairro Palhano. O investimento na obra é de mais de um milhão e 300 mil reais, com a licitação sendo feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR. No dia 11 de fevereiro foi realizada a sessão de abertura de envelopes de preços e também de documentos de habilitação, já que apenas uma empresa protocolou proposta. Visando dar mais velocidade ao processo, a comissão de julgamento analisou ambos os envelopes, tendo publicado a classificação final no dia 15, que resultou na empresa Contersolo Construtora de Obras Eireli como vencedora. Após o período de recursos e contrarrazões, o resultado da licitação será homologado, dando início aos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço. A estrutura da passarela será em concreto armado pré-moldado, sendo montada em canteiro de obras próximo ao local. A passarela vai ter extensão de pouco mais de 27 metros, com rampas com dois lances nos canteiros entre as marginais e a rodovia. O tabuleiro terá largura de dois metros, permitindo a passagem simultânea de duas pessoas em sentidos opostos. A passarela e as rampas vão ter guarda corpo, com uma tela metálica fechando a passarela, garantindo mais segurança para os pedestres contra quedas. O superintendente da regional Norte do DER/PR, Marco Aurelio Sguario, explica como vai funcionar a obra.// SONORA MARCO AURELIO SGUARIO.//
Na sequência vão ser executados e lançados os pilares, vigas e placas da passarela. Depois são feitos os serviços nos canteiros entre a rodovia e as marginais, para acessar as rampas, finalizando com a instalação dos gradis metálicos, da sinalização no trecho e de defensas metálicas para proteger os pilares. (Repórter: Felippe Salles)
Na sequência vão ser executados e lançados os pilares, vigas e placas da passarela. Depois são feitos os serviços nos canteiros entre a rodovia e as marginais, para acessar as rampas, finalizando com a instalação dos gradis metálicos, da sinalização no trecho e de defensas metálicas para proteger os pilares. (Repórter: Felippe Salles)