Com salas de recurso e parcerias, Paraná amplia rede para alunos com deficiência

21/08/2023
Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai até domingo que vem, a Secretaria de Estado da Educação evidencia as ações do Governo do Estado em prol dos estudantes da rede estadual que possuem deficiência intelectual e múltipla. Entre as ferramentas estão as 278 Salas de Recursos Multifuncionais, espalhadas pelo Estado. No Paraná, a rede estadual atende cerca de 100 mil alunos com deficiência. São 70 mil na rede regular e 45 mil em instituições parceiras que recebem recursos do Estado. Dedicada exclusivamente ao atendimento educacional especializado há 29 anos, a professora Maria de Lourdes Zago Simões Magalhães atende nas salas de Recursos Multifuncionais nos períodos da manhã e da tarde. Ela explica que o objetivo é trabalhar os componentes curriculares de forma individualizada, permitindo ao aluno explorar de forma mais profunda os conteúdos que, por vezes, tem dificuldade para absorver em sala. // SONORA MARIA DE LOURDES ZAGO MAGALHÃES // 

Para atender às particularidades de cada estudante, os professores recorrem ao Plano de Ensino Individualizado, que leva em consideração as necessidades de cada aluno, usando metodologias diversificadas de apoio e tecnologias assistidas. O planejamento prevê, ainda, investimento em atividades que contribuam para a evolução e participação na sala de aula, tendo o intuito de promover também vida social ao aluno com deficiência intelectual e múltipla, a partir da interação entre alunos, comunidade escolar e as famílias. Por isso, professores e gestores mantêm contato direto com os pais ou responsáveis, com atenção especial para possíveis mudanças: seja de comportamento ou medicação, por exemplo, o que permite avaliar continuamente a evolução dos estudantes. Como desafio a ser superado, a professora Maria de Lourdes cita a conscientização da família e da própria sociedade na colaboração com o trabalho para a efetiva inclusão do estudante com deficiência, que precisa ser ouvido e incluído. // SONORA MARIA DE LOURDES ZAGO MAGALHÃES // 

Atendendo milhares de alunos com algum tipo de deficiência, o Estado mantém ações efetivas com as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos mantenedoras de escolas de educação básica, na modalidade Educação Especial, com Centros de Atendimento Educacional Especializado e Escolas para Surdos ou Cegos. Elas asseguram os mesmos direitos e recursos destinados às escolas da rede estadual aos alunos com deficiência, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. As parcerias estão previstas em Lei Federal e são viabilizadas por meio de Termos de Colaboração com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação. O valor médio repassado por ano às instituições parceiras para o atendimento de alunos com deficiência era de 328 milhões de reais por ano, em média, e subiu para 483 milhões a partir de 2023, uma alta de 47%. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes desde 1963. Neste ano, tem como tema “Conectar e somar para construir inclusão”. (Repórter: Gustavo Vaz)