Começa a instalação dos cabos de aço no trecho estaiado da Ponte de Guaratuba
21/08/2025
Quem passa pela Baía de Guaratuba já pode ver o traçado da ponte e, agora, a parte estaiada ganhando forma. Começou nesta semana a instalação dos estais, cabos de aço que vão sustentar a parte central da ponte, por onde passarão veículos e pedestres. As obras já atingiram 70% de execução, segundo o último boletim de julho, e seguem dentro do cronograma. O engenheiro civil Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, detalha a fase atual das obras. // SONORA RODRIGO MARQUES //
Os estais são ligados ao tabuleiro e aos mastros da ponte, sustentando o peso e transferindo as cargas para as fundações, que ficam apoiadas no solo e na rocha através das estacas marítimas. Esse sistema é indicado para grandes vãos, como o da Ponte de Guaratuba, que terá 160 metros de vão livre e canal de navegação de 19 metros de altura por 90 metros de largura. Ele também reduz balanços e vibrações, garante mais segurança e acelera a construção. O engenheiro explica as vantagens. // SONORA RODRIGO MARQUES //
A ponte terá dois mastros principais, cada um com 12 pares de estais, formados por 61 cordoalhas de aço com três camadas de proteção anticorrosão. Cada cordoalha é tensionada a cerca de 10 toneladas, ou seja, cada estai suporta cerca de 610 toneladas, com segurança reforçada. Segundo Marques, essa é uma das etapas mais complexas da construção da ponte. // SONORA RODRIGO MARQUES //
Essa é uma das últimas etapas da obra. A conclusão está prevista para abril de 2026. As obras de acesso à PR-412 avançam: cerca de 940 metros do lado de Guaratuba e 880 metros do lado próximo a Matinhos, somando pouco mais de 3 quilômetros incluindo a ponte. A estrutura terá mil 244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo. O Governo do Estado investe mais de 386 milhões de reais na obra, que segue 24 horas por dia e pode ser acompanhada em tempo real pelo site pontedeguaratuba.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)
Os estais são ligados ao tabuleiro e aos mastros da ponte, sustentando o peso e transferindo as cargas para as fundações, que ficam apoiadas no solo e na rocha através das estacas marítimas. Esse sistema é indicado para grandes vãos, como o da Ponte de Guaratuba, que terá 160 metros de vão livre e canal de navegação de 19 metros de altura por 90 metros de largura. Ele também reduz balanços e vibrações, garante mais segurança e acelera a construção. O engenheiro explica as vantagens. // SONORA RODRIGO MARQUES //
A ponte terá dois mastros principais, cada um com 12 pares de estais, formados por 61 cordoalhas de aço com três camadas de proteção anticorrosão. Cada cordoalha é tensionada a cerca de 10 toneladas, ou seja, cada estai suporta cerca de 610 toneladas, com segurança reforçada. Segundo Marques, essa é uma das etapas mais complexas da construção da ponte. // SONORA RODRIGO MARQUES //
Essa é uma das últimas etapas da obra. A conclusão está prevista para abril de 2026. As obras de acesso à PR-412 avançam: cerca de 940 metros do lado de Guaratuba e 880 metros do lado próximo a Matinhos, somando pouco mais de 3 quilômetros incluindo a ponte. A estrutura terá mil 244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo. O Governo do Estado investe mais de 386 milhões de reais na obra, que segue 24 horas por dia e pode ser acompanhada em tempo real pelo site pontedeguaratuba.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)