Começam os serviços de conservação de rodovia do antigo Anel de Integração

21/12/2021
Os novos contratos de conservação das rodovias estaduais após o fim dos pedágios do Anel de Integração já estão dando resultados. Eles foram licitados e contratados pelo DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, representando um investimento aproximado de 93 milhões de reais para atender 964 quilômetros durante dois anos. Os serviços incluem roçada para controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, e limpeza e recomposição da sinalização e de dispositivos de segurança viária. No pavimento estão sendo realizados levantamentos e marcados todos os segmentos que necessitem de intervenção. As empresas devem iniciar os trabalhos nos próximos dias, com execução de remendos, reperfilagem e microrrevestimento. De acordo com levantamento da condição do pavimento das rodovias estaduais concedidas, cerca de 87% apresentavam condições boas, e o restante condições regulares. Isso garante que a realização rotineira de serviços localizados preserve as pistas. São cinco contratos, conforme as superintendências regionais do DER/PR. A tabela com todos os trechos pode ser conferida em www.der.pr.gov.br. Como há perspectiva de lançamento do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal no ano que vem, o valor executado pode ficar abaixo do total, devido à supressão dos serviços. Para estes casos, está prevista a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidades para as partes envolvidas. O DER/PR realizou na quinta-feira passada a fase de lances da licitação para contratar os serviços de guincho mecânico nas rodovias estaduais e federais do Anel de Integração após o término dos pedágios, contemplando todas as rodovias estaduais e federais que antes eram pedagiadas. As empresas interessadas disputaram oferecendo lances cada vez menores. O valor total foi de 88 milhões e 145 mil reais. Com o término das concessões rodoviárias nos dias 26 e 27 de novembro, a responsabilidade das rodovias federais retornou ao Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e a das rodovias estaduais ao DER/PR, cabendo a cada departamento contratar a manutenção e conservação das rodovias.  (Repórter: Felippe Salles)