Comitiva do Ministério da Infraestrutura estuda melhorias no transporte ferroviário de Paranaguá
22/06/2021
Uma equipe formada por três integrantes do Ministério da Infraestrutura estiveram em Paranaguá nesta terça-feira. Eles foram acompanhados por um grupo do governo estadual liderado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. A agenda incluiu uma visita ao Terminal de Contêineres do Paraná e à administração geral feita pela Portos do Paraná. Nestes locais, a comitiva foi recebida pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; e pelo vice-diretor comercial do TCP, Tomas Lima, e puderam ver de perto como acontece a chegada dos contêineres, o armazenamento e o embarque. A preocupação foi avaliar a estrutura e conhecer os planos de ampliação para receber o novo volume de carga que seria gerado pela construção de uma segunda ferrovia no Estado, conforme explicou o assessor especial do Ministério da Infraestrutura, Marcos Félix.// SONORA MARCOS FELIX.//
O projeto da Nova Ferroeste prevê uma nova descida pela Serra do Mar, utilizando a área de escape da BR 277. Na chegada a Paranaguá, a Rumo Logística - que detém a concessão do traçado atual - e a Nova Ferroeste vão compartilhar o trilho para acessar o Porto de Paranaguá. Por isso, o cuidado do Governo Federal e do Governo Estadual em alinhar estes dois traçados para otimizar a estrutura existente e tentar minimizar o impacto gerado pelo aumento no volume de carga que viria do Mato Grosso do Sul e do oeste do Paraná. O secretário Sandro Alex destacou a relevância da Nova Ferroeste.// SONORA SANDRO ALEX.//
A equipe também visitou um dos pontos críticos da ligação das duas malhas viárias, na Rua Roque Vernalha. Os técnicos das duas esferas procuram uma solução conjunta para diminuir o impacto do trem na cidade, que figura como um dos piores problemas num estudo realizado pelo Programa de Segurança Ferroviária feito pelo DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Marcos Felix reforçou o impacto desse projeto para o setor logístico brasileiro.// SONORA MARCOS FELIX.//
Sandro Alex ainda explicou que Curitiba, que está fora do traçado da Nova Ferroeste, também vai se beneficiar do projeto, que passa a ser uma alternativa para a passagem de carga rumo ao Porto de Paranaguá.// SONORA SANDRO ALEX.//
O porto de Paranaguá é segundo maior do Brasil em movimentação geral, sendo o primeiro em exportação de frango congelado e óleo vegetal, segundo em movimentação de soja, açúcar, papel, carne e álcool. Atualmente, o município de Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, sendo sete quilômetros e meio instalados no Corredor de Exportação do Porto. A integração entre porto e ferrovia é fundamental para garantir competitividade e eficiência nas operações, já que os trens oferecem regularidade no fluxo operacional e segurança no transporte. Os técnicos do Ministério e do governo do Estado seguem uma agenda de visitas a Cascavel e Foz do Iguaçu nesta semana. Outros detalhes sobre a visita técnica podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)
O projeto da Nova Ferroeste prevê uma nova descida pela Serra do Mar, utilizando a área de escape da BR 277. Na chegada a Paranaguá, a Rumo Logística - que detém a concessão do traçado atual - e a Nova Ferroeste vão compartilhar o trilho para acessar o Porto de Paranaguá. Por isso, o cuidado do Governo Federal e do Governo Estadual em alinhar estes dois traçados para otimizar a estrutura existente e tentar minimizar o impacto gerado pelo aumento no volume de carga que viria do Mato Grosso do Sul e do oeste do Paraná. O secretário Sandro Alex destacou a relevância da Nova Ferroeste.// SONORA SANDRO ALEX.//
A equipe também visitou um dos pontos críticos da ligação das duas malhas viárias, na Rua Roque Vernalha. Os técnicos das duas esferas procuram uma solução conjunta para diminuir o impacto do trem na cidade, que figura como um dos piores problemas num estudo realizado pelo Programa de Segurança Ferroviária feito pelo DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Marcos Felix reforçou o impacto desse projeto para o setor logístico brasileiro.// SONORA MARCOS FELIX.//
Sandro Alex ainda explicou que Curitiba, que está fora do traçado da Nova Ferroeste, também vai se beneficiar do projeto, que passa a ser uma alternativa para a passagem de carga rumo ao Porto de Paranaguá.// SONORA SANDRO ALEX.//
O porto de Paranaguá é segundo maior do Brasil em movimentação geral, sendo o primeiro em exportação de frango congelado e óleo vegetal, segundo em movimentação de soja, açúcar, papel, carne e álcool. Atualmente, o município de Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, sendo sete quilômetros e meio instalados no Corredor de Exportação do Porto. A integração entre porto e ferrovia é fundamental para garantir competitividade e eficiência nas operações, já que os trens oferecem regularidade no fluxo operacional e segurança no transporte. Os técnicos do Ministério e do governo do Estado seguem uma agenda de visitas a Cascavel e Foz do Iguaçu nesta semana. Outros detalhes sobre a visita técnica podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)