Complexo soja movimentou US$ 34 milhões por dia no Porto de Paranaguá em 2023
01/09/2023
O complexo soja, formado por soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, um dos principais segmentos na movimentação de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina, movimentou de janeiro a julho deste ano 34 milhões de dólares por dia, em média, no sentido exportação. Os dados são do sistema Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do governo federal. Ao todo, foram embarcadas nos portos paranaenses 13 milhões e 237 mil toneladas dos três produtos, com destaque para soja em grão, com oito milhões e 478 mil. Em valores absolutos, a movimentação destas cargas em Paranaguá chegou a sete bilhões e 300 milhões de dólares nos sete primeiros meses do ano. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a importância do complexo soja para a movimentação no Porto de Paranaguá. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
O complexo soja exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principal destino a Ásia. No período, a soja em grão teve como principal destino principalmente a China, seguido por Coreia do Sul, Bangladesh e Rússia. O maior volume de óleo de soja foi para a Índia, seguido por Bangladesh. Já o embarque de farelo de soja teve como destino países da Europa, como Polônia, Holanda, França, Alemanha, Eslovênia e Espanha. 54% da soja em grão exportada pelo Porto de Paranaguá tem como principal origem o próprio estado. O farelo embarcado também é, em grande parte, proveniente do próprio Paraná, com 55% do total. O Estado ainda representa cerca de 40% da origem do óleo de soja embarcado. Os portos paranaenses ocupam o segundo lugar geral no segmento entre os portos brasileiros no período de janeiro a julho deste ano. O Paraná aparece em quarto lugar na exportação de soja em grão; em segundo no embarque de farelo; e primeiro em óleo de soja. (Repórter: Gustavo Vaz)
O complexo soja exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principal destino a Ásia. No período, a soja em grão teve como principal destino principalmente a China, seguido por Coreia do Sul, Bangladesh e Rússia. O maior volume de óleo de soja foi para a Índia, seguido por Bangladesh. Já o embarque de farelo de soja teve como destino países da Europa, como Polônia, Holanda, França, Alemanha, Eslovênia e Espanha. 54% da soja em grão exportada pelo Porto de Paranaguá tem como principal origem o próprio estado. O farelo embarcado também é, em grande parte, proveniente do próprio Paraná, com 55% do total. O Estado ainda representa cerca de 40% da origem do óleo de soja embarcado. Os portos paranaenses ocupam o segundo lugar geral no segmento entre os portos brasileiros no período de janeiro a julho deste ano. O Paraná aparece em quarto lugar na exportação de soja em grão; em segundo no embarque de farelo; e primeiro em óleo de soja. (Repórter: Gustavo Vaz)