Controladoria-Geral incentiva ouvidoria a ir além do acolhimento ao cidadão
16/03/2022
Em homenagem ao Dia do Ouvidor, nesta quarta-feira, 16 de março, a CGE, Controladoria-Geral do Estado, agradeceu os servidores que trabalham nas 75 ouvidorias distribuídas em órgãos e entidades do Governo do Estado. A CGE abriga a Ouvidoria-Geral do Paraná e é responsável por coordenar a atividade na administração estadual. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destaca a nova perspectiva do serviço de ouvidoria.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//
O papel estratégico, que a Ouvidoria passou a exercer a partir de 2019, é fornecer dados periódicos para acompanhamento da receptividade das ações oficiais. A ferramenta mais recente é a CGEOuv+, plataforma disponível no Portal da Transparência, que conta com estatísticas sobre manifestações da população, em tempo real. O material auxilia tanto o gestor quanto o controle social. Por causa dos avanços conquistados, o controlador-geral e o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza, participaram de encontro promovido pela Controladoria-Geral do município de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. O tema do evento, também em homenagem ao Dia do Ouvidor, foi “Da inteligência humana à inteligência artificial”. As informações colhidas na Ouvidoria orientaram trabalhos do Programa CGE Itinerante e de Controle Interno, por meio de Auditorias. Os dados disponíveis no portal não contêm informações pessoais e seguem a legislação sobre proteção de dados. Pelo CGEOuv+, percebe-se aumento gradual na procura pelo serviço. Porém, o número mais expressivo é o da redução do tempo médio de resposta ao cidadão. Em 2019, quando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior estruturou a CGE, esse indicador era de 36 dias. Atualmente, é de apenas cinco. Para operacionalizar essa redução foram adotadas algumas soluções tecnológicas, como avisos à Coordenadoria de Ouvidoria, indicando que o prazo para resposta está se esgotando. O contato com a população também foi facilitado, com a criação do canal de comunicação pelo aplicativo WhatsApp, onde chegam 15% do total das demandas, ultrapassando o uso do telefone gratuito. O contato com a Ouvidoria-Geral pode ser pela internet, pelo telefone 0800-041-1113, pelo WhatsApp (41) 3883-4014, por e-mail, pessoalmente ou por correspondência, na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, em Curitiba. (Repórter: Felippe Salles)
O papel estratégico, que a Ouvidoria passou a exercer a partir de 2019, é fornecer dados periódicos para acompanhamento da receptividade das ações oficiais. A ferramenta mais recente é a CGEOuv+, plataforma disponível no Portal da Transparência, que conta com estatísticas sobre manifestações da população, em tempo real. O material auxilia tanto o gestor quanto o controle social. Por causa dos avanços conquistados, o controlador-geral e o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza, participaram de encontro promovido pela Controladoria-Geral do município de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. O tema do evento, também em homenagem ao Dia do Ouvidor, foi “Da inteligência humana à inteligência artificial”. As informações colhidas na Ouvidoria orientaram trabalhos do Programa CGE Itinerante e de Controle Interno, por meio de Auditorias. Os dados disponíveis no portal não contêm informações pessoais e seguem a legislação sobre proteção de dados. Pelo CGEOuv+, percebe-se aumento gradual na procura pelo serviço. Porém, o número mais expressivo é o da redução do tempo médio de resposta ao cidadão. Em 2019, quando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior estruturou a CGE, esse indicador era de 36 dias. Atualmente, é de apenas cinco. Para operacionalizar essa redução foram adotadas algumas soluções tecnológicas, como avisos à Coordenadoria de Ouvidoria, indicando que o prazo para resposta está se esgotando. O contato com a população também foi facilitado, com a criação do canal de comunicação pelo aplicativo WhatsApp, onde chegam 15% do total das demandas, ultrapassando o uso do telefone gratuito. O contato com a Ouvidoria-Geral pode ser pela internet, pelo telefone 0800-041-1113, pelo WhatsApp (41) 3883-4014, por e-mail, pessoalmente ou por correspondência, na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, em Curitiba. (Repórter: Felippe Salles)