Cooperativa-escola: novo modelo de ensino agrícola transforma educação do Paraná

30/06/2025
Um trator quebrado no meio do plantio costumava significar semanas de espera para a manutenção no Colégio Agrícola da Lapa, com potenciais perdas na produção e atraso no cronograma de aulas. Agora, com a cooperativa-escola implantada, o conserto pode ser feito em pouco tempo com recursos próprios e decisões compartilhadas entre alunos, professores e direção. O avanço é um dos reflexos da transformação que já abrange 21 dos 26 colégios agrícolas e florestais do Paraná, já adaptados à nova legislação estadual que regulamenta o modelo cooperativo. Com mais agilidade administrativa e uma vivência prática do cooperativismo, essas instituições estão qualificando o ensino técnico e fortalecendo o vínculo com o setor produtivo. Idealizada pelo Governo do Estado, a implantação das cooperativas-escola tem permitido muitos avanços para os colégios da rede estadual. Na Lapa, onde a Escola Agrícola foi criada em 2004 e atualmente atende mais de 400 estudantes, a cooperativa já permitiu ações diretas como a contratação de serviços de manutenção, a compra de sementes e a aplicação de melhorias na produção de leite e hortaliças. Para o diretor-geral do colégio, Eros Ferreira do Amaral, essa agilidade tem feito a diferença na rotina escolar. // SONORA EROS FERREIRA DO AMARAL //

A participação estudantil é um dos pilares desse modelo. Jonas Vega Rodriguez, estudante do 3º ano do ensino médio, já sente os reflexos. // SONORA JONAS VEGA RODRIGUEZ //

Para o professor de solos Marcos Pontarolo, que também é vice-presidente da cooperativa da Lapa, o novo modelo tem ampliado o interesse dos alunos e facilitado o planejamento. // SONORA MARCOS PONTAROLO //

Diferente da maioria das escolas, o Colégio Agrícola de Rio Negro já possui uma cooperativa em funcionamento desde 1982. Fundada em 1936, a unidade tem tradição no ensino técnico agrícola e atualmente atende 306 estudantes, dos quais cerca de 60% são mulheres. Com base nessa experiência, a unidade está adequando a estrutura jurídica à nova regulamentação, servindo como exemplo dos benefícios que essa organização pode trazer. De acordo com o diretor da Unidade Didática Produtiva, Armando Robert, a cooperativa permite atender melhor às necessidades da escola. // SONORA ARMANDO ROBERT //

O novo modelo de cooperativa-escola foi implementado oficialmente pelo Governo do Estado em 2023. (Repórter: Gustavo Vaz)