Cultura amplia apoio aos municípios e equilíbrio de recursos entre Curitiba e Interior

24/12/2022
A reformulação do Profice, Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, foi um dos destaques da área em 2022. O ano foi também marcado pelo retorno das atividades culturais e intensa atuação das políticas públicas deste setor no Paraná. A Superintendência-Geral da Cultura participou ativamente da retomada, dando suporte a produtores culturais e a fazedores de cultura por meio da inédita Agência do Trabalhador da Cultura, posto avançado da Agência do Trabalhador, que completou um ano em novembro. Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura, ressaltou a reformulação do Profice. // SONORA LUCIANA CASAGRANDE PEREIRA //

A partir da análise dos editais, feita pelo Conselho do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura e pelo Conselho Estadual de Cultura, foi observado um saldo de recurso não captado, resultando em sobra de dinheiro não usado. A quarta edição do Profice, lançada em 2022, ao invés de ter um único edital, teve um para cada área cultural, com distribuição de recurso de acordo com a demanda identificada nas edições anteriores. Também ficou garantido que metade da verba esteja alocada em projetos de proponentes residentes ou sediados fora da capital. A análise comparativa da terceira com a quarta edição demonstra a vantagem da divisão em editais separados. Até dezembro o Profice teve um aumento de 47% de projetos inscritos. Há pouco mais de um ano, a Secretaria da Comunicação e da Cultura, em parceria com a pasta da Justiça, Trabalho e Família, lançou a inédita Agência do Trabalhador da Cultura, primeiro posto avançado dedicado ao setor no país, que funciona no Centro de Curitiba. Ela promove o encontro entre quem está procurando emprego com as empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado. Segundo o balanço de um ano, a Agência fez, apenas nos canais próprios, 4.899 atendimentos, sendo 95% remotos ou online. Não estão contabilizados os atendimentos feitos nos seis mutirões em parceria com a Agência do Trabalhador geral. Na base de cadastro estão ativas 73 empresas e 1.269 trabalhadores e trabalhadoras. Luciana Casagrande destacou a descentralização da cultura que aconteceu no decorrer deste ano. // SONORA LUCIANA CASAGRANDE PEREIRA //

Em 2022, a Superintendência-Geral e o PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil, lançaram o programa Crianças no Teatro, para alunos de seis a 12 anos de escolas públicas. O projeto teve uma primeira fase com apresentações do espetáculo “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante” para mais de 10 mil crianças, em Francisco Beltrão e Pato Branco. O programa retorna às atividades em março. Lançado em 2019, o Cinema na Praça leva diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou salas em centros comerciais. Na primeira etapa deste ano, entre maio e julho, foram exibidos “Patrulha Canina – O filme” e “A Família Adams 2 – Pé na estrada”, para cerca de 15 mil espectadores. Na atual etapa são atendidos 54 municípios com menos de 30 mil habitantes. Esta temporada prossegue até 12 de fevereiro com os filmes “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” e “Os Croods 2 – Uma nova era”. O projeto conta com o apoio do Instituto Renault e da Motion Picture Association. (Repórter: Gustavo Vaz)