DER/PR faz visita técnica a estaleiro que reformará ferry boats de Guaratuba
18/04/2022
Uma equipe de engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná realizou uma visita técnica ao estaleiro da Indústria Naval Catarinense, em Navegantes, Santa Catarina, onde o ferry boat Guaraguaçu, utilizado na travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral, está passando por manutenções. A previsão é que os serviços durem 45 dias, com os outros ferry boats que operam na travessia da Baía de Guaratuba recebendo as melhorias na sequência, um de cada vez, até as três embarcações do DER/PR se encontrarem em plenas condições de segurança e operacionalidade. As reformas estão previstas em contrato que vai atender quatro atracadouros, além dos três ferry boats, visando garantir a segurança dos usuários. A empresa Internacional Marítima, atual operadora da travessia, também trabalha para alugar um novo conjunto de balsa e rebocador para operar na Baía de Guaratuba,visando reduzir o tempo de espera no local. A perspectiva é que as embarcações estejam em operação no próximo mês. Atualmente estão em operação dois ferry boats e dois conjuntos de balsa e rebocador, com mais uma embarcação à disposição para serviços de apoio. Durante este período de manutenções, visando diminuir a formação de filas, o DER/PR determinou a restrição do tráfego de veículos grandes e pesados das seis da manhã às 10 da noite, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos. A medida seguirá válida até que sejam restabelecidas as condições de operacionalidade da travessia. Para evitar filas nos feriados, o órgão recomenda que visitantes do Litoral evitem os horários de pico, entre as 11 da manhã e as duas da tarde, e entre as seis da tarde e as oito da noite. Desde outubro de 2021 o DER conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, visando garantir serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários. A fiscalização do DER/PR aplicou ao todo 200 autos de infração à operadora anterior, até o seu último dia em operação. A solução definitiva para a travessia será a Ponte de Guaratuba. O DER/PR já contratou e está em andamento os estudos de Impacto Ambiental e de engenharia da obra. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)