Defesa Civil diminuiu tempo de resposta para auxiliar municípios afetados por desastres em 2021

22/12/2021
O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Cegerd, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, conta com um plantão 24 horas e analistas dedicados a atender os municípios afetados por desastres como vendavais, inundações, deslizamentos ou estiagens. Neste ano as grandes mudanças envolveram agilidade na transmissão das informações e dos recursos financeiros de auxílio. O tempo que leva para que o município busque a interação com o Estado após um desastre é crucial para o apoio. É por isso que o Cegerd busca de forma ativa melhorar os mecanismos de interação, permitindo que a informação de qualquer desastre chegue de forma rápida. Neste ano, houve uma redução média de 7,9% no tempo de interação, ou seja, os municípios estão informando e buscando o auxílio do Estado de forma muito mais ágil. O retorno disso é um atendimento mais rápido para a população. Ações envolvendo integração tecnológica, como formas diretas de conversa no WhatsApp por meio do sistema informatizado de Defesa Civil; integração com informações do sistema de ocorrências do Corpo de Bombeiros; além do botão de notificação são estratégias que têm auxiliado para que o tempo de resposta seja menor. Por vezes, os danos ocasionados por estes eventos ultrapassam as capacidades de resposta do município. É aí que entra a necessidade de um apoio técnico para garantir que o auxílio financeiro do Governo do Estado chegue de forma ágil e efetiva. Por meio dos processos de auxílio, os municípios afetados por desastres em 2021 receberam 169 mil itens de ajuda humanitária provenientes do Estado, assim como 3 milhões e 200 mil reais para resposta imediata e mais de 3 milhões de reais para recuperação. Isso permitiu que a população afetada fosse rapidamente atendida e que a recuperação local das pessoas e bens, além do ânimo da população, fosse recomposto. Os processos de liberação de recursos de auxílio devem seguir um rito estabelecido em legislação, motivo pelo qual o apoio dos analistas do Cegerd são essenciais para que os municípios possam seguir o passo a passo corretamente. Situações como os temporais acontecidos em outubro nas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado contaram com técnicos estaduais mobilizados aos municípios afetados para auxiliar diretamente na liberação de recursos. Além das ações de resposta, também são essenciais as ações de prevenção, como o envio de alertas à população e à estrutura de Defesa Civil de todo o Paraná, de forma a minimizar os danos potenciais dos desastres. Durante o ano foram enviados 753 alertas para a população paranaense, o que gerou quase 256 milhões de mensagens SMS que chegaram aos celulares cadastrados. Para receber os alertas, basta enviar o CEP para o número 40199. (Repórter: Felippe Salles)