Duplicação da BR-227 em Guarapuava inclui viaduto e trincheiras
12/11/2020
O Governo do Estado vai investir 105 milhões de reais nas obras de duplicação de um trecho da BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava, na região Centro-Sul. O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, publicou na última terça-feira o edital de execução, que, além da duplicação, prevê a implantação de vias marginais, viaduto e trincheiras.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que duplicar a BR-277 é uma absoluta necessidade para garantir o desenvolvimento da infraestrutura do estado. Com estas obras se garante que a logística do transporte de cargas continue se expandindo, e atendendo um dos municípios mais importantes do Paraná, uma das principais ligações entre a região Oeste e o Porto de Paranaguá.
O diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, explica que Guarapuava vai receber uma série de intervenções complexas nos próximos meses, que vão trazer um grande ganho em segurança e conforto para os moradores e também para os condutores que seguem pela BR-277. //SONORA FERNANDO FURIATTI//
Empresas ou consórcios interessados devem protocolar uma proposta de preço até o dia 10 do mês que vem ou entregar diretamente na sessão de abertura, no dia 11 de dezembro, às duas horas da tarde, no DER/PR, em Curitiba. O critério para definir o vencedor da licitação será o menor preço.
As obras vão ser realizadas em ambos os lados da pista, do quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1, em uma extensão de 3 quilômetros e 600 metros, resultando em duas pistas de rolamento com pouco mais de 7 metros de largura cada, com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde vão ser implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2 metros e meio.
A central terá velocidade máxima de 80 km/h. Serão executadas também uma via marginal direita e uma marginal esquerda. Ambas terão velocidade máxima de 40 km/h.
Os recursos para executar a obra foram garantidos pelo contrato de financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais que o Governo do Paraná captou junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, assinado em setembro deste ano.
O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER/PR por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio EcoCataratas e o Ministério Público Federal. (Repórter: Flávio Rehme)
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que duplicar a BR-277 é uma absoluta necessidade para garantir o desenvolvimento da infraestrutura do estado. Com estas obras se garante que a logística do transporte de cargas continue se expandindo, e atendendo um dos municípios mais importantes do Paraná, uma das principais ligações entre a região Oeste e o Porto de Paranaguá.
O diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, explica que Guarapuava vai receber uma série de intervenções complexas nos próximos meses, que vão trazer um grande ganho em segurança e conforto para os moradores e também para os condutores que seguem pela BR-277. //SONORA FERNANDO FURIATTI//
Empresas ou consórcios interessados devem protocolar uma proposta de preço até o dia 10 do mês que vem ou entregar diretamente na sessão de abertura, no dia 11 de dezembro, às duas horas da tarde, no DER/PR, em Curitiba. O critério para definir o vencedor da licitação será o menor preço.
As obras vão ser realizadas em ambos os lados da pista, do quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1, em uma extensão de 3 quilômetros e 600 metros, resultando em duas pistas de rolamento com pouco mais de 7 metros de largura cada, com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde vão ser implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2 metros e meio.
A central terá velocidade máxima de 80 km/h. Serão executadas também uma via marginal direita e uma marginal esquerda. Ambas terão velocidade máxima de 40 km/h.
Os recursos para executar a obra foram garantidos pelo contrato de financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais que o Governo do Paraná captou junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, assinado em setembro deste ano.
O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER/PR por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio EcoCataratas e o Ministério Público Federal. (Repórter: Flávio Rehme)