Edital do leilão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá é publicado pela Antaq
25/08/2025
O edital com as normas para o leilão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá foi publicado pela ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, nesta segunda-feira. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que esse leilão é inédito no Brasil. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Um dos propósitos do leilão é fazer com que as empresas concorrentes apresentem descontos na taxa Inframar, que as embarcações pagam para acessar os portos. A expectativa é de que a redução seja de 12,63% do valor atual, favorecendo os operadores que utilizam os portos paranaenses para exportar ou importar produtos. A taxa busca cobrir, por exemplo, os custos das dragagens que garantem a profundidade segura para as manobras de atracação e desatracação dos navios. Atualmente, essa manutenção é feita pela Autoridade Portuária. Com a concessão, a concessionária vai fazer esse trabalho constantemente. A empresa vencedora fica responsável por ampliar a profundidade do Canal e garantir que o Porto de Paranaguá passe de 13,1 metros de calado para 15,5 metros. A arrendatária só vai receber a tarifa Inframar completa, e pode solicitar ajustes gradativos, quando cumprir o cronograma de melhorias estipulado pelo edital e pelo contrato de concessão. É o que explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Os investimentos também incluem outras ações que favoreçam a operação e a manutenção do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O leilão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá acontece no dia 22 de outubro, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo. (Repórter: Victor Luís)
Um dos propósitos do leilão é fazer com que as empresas concorrentes apresentem descontos na taxa Inframar, que as embarcações pagam para acessar os portos. A expectativa é de que a redução seja de 12,63% do valor atual, favorecendo os operadores que utilizam os portos paranaenses para exportar ou importar produtos. A taxa busca cobrir, por exemplo, os custos das dragagens que garantem a profundidade segura para as manobras de atracação e desatracação dos navios. Atualmente, essa manutenção é feita pela Autoridade Portuária. Com a concessão, a concessionária vai fazer esse trabalho constantemente. A empresa vencedora fica responsável por ampliar a profundidade do Canal e garantir que o Porto de Paranaguá passe de 13,1 metros de calado para 15,5 metros. A arrendatária só vai receber a tarifa Inframar completa, e pode solicitar ajustes gradativos, quando cumprir o cronograma de melhorias estipulado pelo edital e pelo contrato de concessão. É o que explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Os investimentos também incluem outras ações que favoreçam a operação e a manutenção do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O leilão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá acontece no dia 22 de outubro, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo. (Repórter: Victor Luís)