Em 2021, CGE concentrou esforços no fomento à cultura de prevenção da corrupção
17/12/2021
O contato com o cidadão e com os servidores marcou as atividades da CGE, Controladoria-Geral do Estado, em 2021, e também está entre os projetos para o próximo ano. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, para servidores que desempenham funções da CGE em órgãos e entidades do Governo do Estado. O Programa de Integridade e Compliance avançou e já está presente em 35 órgãos ou entidades do Governo do Estado. Neste ano, foram entrevistados cerca de três mil servidores, praticamente metade dos mais de seis mil e 500 ouvidos desde 2019, quando foi implantado. O Programa CGE Itinerante colaborou para estimular a participação do cidadão na administração pública. Foram visitadas 200 cidades para avaliar o grau de satisfação de usuários de serviços públicos estaduais e, a cada entrevista, eram divulgados os canais para entrar em contato com o Estado. A Ouvidoria-Geral é uma prova dessa evolução: em 2021 houve aumento no número de atendimentos de 20% em relação ao ano passado, 25% em relação a 2019 e 55% em relação a 2018. O tempo médio de resposta já foi 35 dias, em 2018; 25, em 2019; 16, em 2020; e em 2021 foi reduzido para 7 dias. O resultado tem colocado o Paraná como referência nesta área para outras administrações. Denúncias, solicitações e propostas fazem parte do Controle Social, que é exercido pela sociedade sobre a gestão pública. Como forma de qualificar este controle, a CGE tem promovido cursos por meio da Escola de Governo, com capacitações sobre os procedimentos e leis de abrangência da Controladoria. A fiscalização feita pela sociedade tem como base o Portal da Transparência, que deve ser aprimorado no ano que vem. Para isso, está prevista a liberação de 50 milhões de reais pelo BNDES, recursos que vão modernizar os instrumentos de controle e de participação popular. Só em 2021, o portal foi consultado mais de 6 milhões de vezes. Na área de controle, o Projeto Harpia também vai receber recursos para ser finalizado. O controlador-geral, Raul Siqueira, destacou o papel de protagonismo do Governo do Estado na área de controle interno.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//
Neste ano, a Coordenadoria de Corregedoria foi a vencedora do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, promovido pela Controladoria-Geral da União, na categoria “Apurações de Responsabilidades de Entes Privados”. (Repórter: Felippe Salles)
Neste ano, a Coordenadoria de Corregedoria foi a vencedora do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, promovido pela Controladoria-Geral da União, na categoria “Apurações de Responsabilidades de Entes Privados”. (Repórter: Felippe Salles)