Em parceria com Curitiba, Hospital do Trabalhador faz parto com apoio de intérprete de libras
05/10/2022
Um parto registrado na maternidade do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, virou exemplo de inclusão social. Todo o processo de orientação e procedimentos da cesariana foram traduzidos em Libras para Rosilene Gregório, de 32 anos, que é deficiente auditiva desde os dois anos de idade. A iniciativa fez parte das ações para ampliar a acessibilidade e reforçar o atendimento humanizado proposto pelo Governo do Estado. Terceiro filho de Rosilene, Teodhoro Gregório nasceu com 3 quilos e 400 gramas e foi o primeiro da família em um parto traduzido integralmente para deficientes auditivos, fazendo com que este momento se tornasse ainda mais emocionante. O caso de Rosilene foi o primeiro deste ano no HT, que é o maior hospital da Secretaria estadual da Saúde. No ano passado a unidade registrou outros dois partos com presença de intérprete. O serviço é oferecido pela prefeitura de Curitiba, por meio da Central de Libras. Sandra Mara Mathias foi a intérprete que traduziu um dos momentos mais importantes da vida de Rosilene. Para ela, a dificuldade dos surdos dentro da sociedade vai muito além do dia a dia, há necessidades de comunicação em todas as áreas.//SONORA SANDRA MATHIAS//
Embora casos como o de Rosilene não sejam comuns na rotina hospitalar do CHT, a unidade realiza anualmente, com apoio de instituições parceiras, um curso de Libras para os profissionais e disponibiliza pelo menos uma vaga por setor. O objetivo é expandir o conhecimento e aprimoramento da língua para auxiliar os pacientes desde a realização de consultas, até procedimentos cirúrgicos. O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressalta que essa acessibilidade faz com o que o serviço seja mais humanizado e possibilita que o paciente entenda perfeitamente todo o processo que está sendo realizado. Somente na maternidade do HT, que atende casos de baixo, médio e alto risco, trabalham 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e residentes. Pelo menos 300 partos são realizados todos os meses. Laura França Ferreira é a enfermeira responsável por cuidar desse setor e explica como funciona o acolhimento das pacientes.//SONORA LAURA FERREIRA//
Para o diretor do CHT, Geci Labres de Souza Junior, é imprescindível que os pacientes e suas famílias entendam os procedimentos que serão submetidos.//SONORA GECI JUNIOR//
Para solicitar o serviço da Central de Libras em Curitiba – que pode ser agendado ou feito na hora – não é necessário cadastramento, basta entrar em contato. Os telefones de WhatsApp (para videochamadas) da Central são: (41) 98534-2258, 999974-2594 e 99255-8206. O telefone fixo é: (41) 3221-2262. (Repórter: Alexandre Nassa)
Embora casos como o de Rosilene não sejam comuns na rotina hospitalar do CHT, a unidade realiza anualmente, com apoio de instituições parceiras, um curso de Libras para os profissionais e disponibiliza pelo menos uma vaga por setor. O objetivo é expandir o conhecimento e aprimoramento da língua para auxiliar os pacientes desde a realização de consultas, até procedimentos cirúrgicos. O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressalta que essa acessibilidade faz com o que o serviço seja mais humanizado e possibilita que o paciente entenda perfeitamente todo o processo que está sendo realizado. Somente na maternidade do HT, que atende casos de baixo, médio e alto risco, trabalham 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e residentes. Pelo menos 300 partos são realizados todos os meses. Laura França Ferreira é a enfermeira responsável por cuidar desse setor e explica como funciona o acolhimento das pacientes.//SONORA LAURA FERREIRA//
Para o diretor do CHT, Geci Labres de Souza Junior, é imprescindível que os pacientes e suas famílias entendam os procedimentos que serão submetidos.//SONORA GECI JUNIOR//
Para solicitar o serviço da Central de Libras em Curitiba – que pode ser agendado ou feito na hora – não é necessário cadastramento, basta entrar em contato. Os telefones de WhatsApp (para videochamadas) da Central são: (41) 98534-2258, 999974-2594 e 99255-8206. O telefone fixo é: (41) 3221-2262. (Repórter: Alexandre Nassa)