Em quatro anos, ações do Procon-PR geram R$ 10 milhões em multas revertidos ao consumidor
29/12/2022
De janeiro de 2019 a dezembro de 2022, o Procon-PR elaborou 7.860 pareceres e tomou 13.567 decisões administrativas em questões relativas à proteção e defesa do consumidor. No período, foram aplicadas multas que somam 10 milhões e 120 mil reais, com atendimento a mais de 690 mil pessoas. O Procon-PR é vinculado à secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho e os números de quatro anos são resultados das ações realizadas pelo órgão na fiscalização de inconformidades a leis e outros abusos que prejudicam os consumidores em todo o Estado. O secretário Rogério Carboni, afirmou que a atuação do Procon é fundamental para que a população não sofra prejuízos. //SONORA ROGÉRIO CARBONI//
A diretora do Procon/PR, Cláudia Silvano, explicou que o trabalho do órgão é focado na resolução de problemas de forma ágil. //SONORA CLÁUDIA SILVANO//
Do total de multas aplicadas de 2019 até dezembro de 2022, 178 foram pagas, o que resultou na destinação de quase 2 milhões e 900 mil reais ao Fecon, Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Estes recursos são geridos pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. O dinheiro que vai para o Fecon é destinado ao financiamento de planos, programas ou projetos que objetivem a informação, orientação, proteção, defesa ou reparação de danos causados ao consumidor. Durante o período da pandemia, houve a destinação de 90% dos recursos do Fundo para investimentos na área da saúde e assistência social, em caráter emergencial. Além das multas pagas, foram inscritos em dívida ativa 294 procedimentos administrativos, que representam um valor de 6 milhões e 210 mil reais. Por meio dos canais de atendimento preliminares do Procon, que consistem em procedimentos simplificados de envio das reclamações apresentadas pelos consumidores aos fornecedores, foram realizados quase 29 mil atendimentos. Os dados apontam ainda que a plataforma consumidor.pr.gov.br registrou mais de 400 mil atendimentos no Paraná. Se trata de um canal online de solução de conflitos que permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores para solucionar conflitos de consumo. Também é possível buscar atendimento por e-mail ou telefone junto a qualquer um dos Procons Municipais, pelo site procon.pr.gov.br e pelo Disque Procon, nos telefones 0800 041 1512 e (41) 3223-1512, das 8 e meia da manhã às 5 e meia da tarde, de segunda a sexta-feira. (Repórter: Flávio Rehme)
A diretora do Procon/PR, Cláudia Silvano, explicou que o trabalho do órgão é focado na resolução de problemas de forma ágil. //SONORA CLÁUDIA SILVANO//
Do total de multas aplicadas de 2019 até dezembro de 2022, 178 foram pagas, o que resultou na destinação de quase 2 milhões e 900 mil reais ao Fecon, Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Estes recursos são geridos pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. O dinheiro que vai para o Fecon é destinado ao financiamento de planos, programas ou projetos que objetivem a informação, orientação, proteção, defesa ou reparação de danos causados ao consumidor. Durante o período da pandemia, houve a destinação de 90% dos recursos do Fundo para investimentos na área da saúde e assistência social, em caráter emergencial. Além das multas pagas, foram inscritos em dívida ativa 294 procedimentos administrativos, que representam um valor de 6 milhões e 210 mil reais. Por meio dos canais de atendimento preliminares do Procon, que consistem em procedimentos simplificados de envio das reclamações apresentadas pelos consumidores aos fornecedores, foram realizados quase 29 mil atendimentos. Os dados apontam ainda que a plataforma consumidor.pr.gov.br registrou mais de 400 mil atendimentos no Paraná. Se trata de um canal online de solução de conflitos que permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores para solucionar conflitos de consumo. Também é possível buscar atendimento por e-mail ou telefone junto a qualquer um dos Procons Municipais, pelo site procon.pr.gov.br e pelo Disque Procon, nos telefones 0800 041 1512 e (41) 3223-1512, das 8 e meia da manhã às 5 e meia da tarde, de segunda a sexta-feira. (Repórter: Flávio Rehme)