Em vistorias, Sanepar orienta população a identificar vilões dos entupimentos de esgoto
22/08/2025
A Sanepar está realizando vistorias em residências de Cascavel para orientar a população sobre como evitar entupimentos e extravasamentos no esgoto. Mais de 2 mil e 200 casas já receberam a visita das equipes. O resultado é positivo: em torno de 68% estão com as tubulações e conexões em dia. Mas ainda há problemas. Cerca de 22% dos imóveis não têm a caixa de gordura, essencial para o bom funcionamento do sistema. Outro ponto avaliado foi o despejo de água da chuva na rede de esgoto. Nesse caso, Cascavel mostrou avanço: apenas 1,4% das casas continua com ligação irregular. A instalação hidráulica correta dentro das casas é fundamental para evitar problemas no esgoto e facilitar a manutenção da rede pública. No Paraná e no Brasil, funciona o sistema separador universal: a água usada em casas, comércios e indústrias vai para a rede de esgoto, enquanto a água da chuva deve seguir para galerias pluviais. Nesse processo, a caixa de gordura tem papel importante, já que retém resíduos que podem causar entupimentos. É o que explica o gerente da Sanepar em Cascavel, Rodolpho Savelli. // SONORA RODOLPHO SAVELLI //
Esse reservatório, instalado na cozinha, deve passar por manutenção a cada seis meses. Quando falta ou é mal instalado, aumenta o risco de extravasamentos e mau cheiro. Nas vistorias, quando há irregularidade, a Sanepar dá prazo de até 60 dias para regularização. Se o problema não for resolvido, o caso é encaminhado a órgãos de fiscalização, e pode haver aplicação de multa. Durante as visitas, os técnicos precisam entrar nos imóveis para verificar as instalações e fazem testes com corante líquido. Para a segurança dos moradores, todos estão identificados com uniforme e crachá. Em caso de dúvida, o atendimento da Sanepar está disponível pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo WhatsApp no número 41 99544 0115. (Repórter: Gabriel Ramos)
Esse reservatório, instalado na cozinha, deve passar por manutenção a cada seis meses. Quando falta ou é mal instalado, aumenta o risco de extravasamentos e mau cheiro. Nas vistorias, quando há irregularidade, a Sanepar dá prazo de até 60 dias para regularização. Se o problema não for resolvido, o caso é encaminhado a órgãos de fiscalização, e pode haver aplicação de multa. Durante as visitas, os técnicos precisam entrar nos imóveis para verificar as instalações e fazem testes com corante líquido. Para a segurança dos moradores, todos estão identificados com uniforme e crachá. Em caso de dúvida, o atendimento da Sanepar está disponível pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo WhatsApp no número 41 99544 0115. (Repórter: Gabriel Ramos)