Encontro da Educação discute itinerários formativos para colégios indígenas
04/10/2023
A Secretaria Estadual da Educação realiza até esta quinta-feira o “Seminário I - Arte e Artesanato Indígena, Território e Sustentabilidade e Química Ambiental”. O evento tem por objetivo elaborar as ementas regentes do conjunto de disciplinas e projetos que comporão os itinerários formativos para os estudantes da 3ª série do Novo Ensino Médio, a serem aplicados nos colégios indígenas pertencentes à rede de ensino estadual, a partir de 2024. No encontro, que reúne representantes, líderes e professores de comunidades indígenas e não indígenas, será apresentada a inclusão, nas grades curriculares, de conteúdos que reflitam a diversidade cultural dos povos indígenas, garantindo que respeitem e promovam as línguas, tradições e conhecimentos locais. Entre as disciplinas em destaque estão Território e Sustentabilidade; Arte e Artesanato Indígena e Química Ambiental. Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 39 escolas indígenas, inseridas nas terras indígenas, com mais de 5 mil estudantes. Destas, 17 ofertam o Ensino Médio a partir de normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam as especificidades étnico-culturais dos povos Kaingang, Guarani e Xetá. O próximo encontro está previsto para 24, 25 e 26 de outubro, quando serão trabalhados outros três temas que deverão integrar a grade curricular do Novo Ensino Médio das escolas indígenas: Etnofísica e Astronomia Indígena; História e Direitos Indígenas; Ecologia e Agroecologia. Estes componentes também fazem parte da matriz curricular da 3ª série do Novo Ensino Médio. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta que a cada ano, o governo tem incorporado novos conteúdos à grade curricular das escolas indígenas. // SONORA RONI MIRANDA //
O Novo Ensino Médio no Paraná, implementado desde 2022, prevê disciplinas específicas para a matriz curricular dos colégios estaduais indígenas. (Repórter: Nathália Gonçalves)
O Novo Ensino Médio no Paraná, implementado desde 2022, prevê disciplinas específicas para a matriz curricular dos colégios estaduais indígenas. (Repórter: Nathália Gonçalves)