Encontro virtual discute exportações de produtos brasileiros para a Ásia
12/11/2020
As oportunidades de ampliação da exportação de produtos do agronegócio paranaense e brasileiro para a Ásia foi tema do evento virtual promovido nesta quinta-feira pelo sistema Organização das Cooperativas do Paraná, Ocepar. A live contou com a participação dos adidos agrícolas brasileiros na China, Japão, Coreia do Sul, Índia e Indonésia e do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Marcos Jank, professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, falou sobre oportunidades para o cooperativismo e o agronegócio brasileiro na Ásia.// SONORA MARCOS JANK.// Norberto Ortigara lembrou que as cooperativas paranaenses, grandes exportadoras do agronegócio, já estão presentes na região asiática com forte exportação para a China, e agora encontra oportunidades para ampliar essa presença para outros países.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//
Ortigara vê na Índia, em especial, uma janela de oportunidades para o Paraná e o Brasil, com a mudança da população daquele país para áreas urbanas, aumento de renda per capta e se tornando, rapidamente o país mais populoso do mundo, fatores que certamente vão impactar na alteração dos hábitos alimentares. Os participantes ainda falaram do mercado asiático, em ascensão e promissor aos produtos brasileiros. Também destacaram o momento favorável para produtores e cooperativas paranaenses e brasileiras participarem da transformação que está acontecendo nesses países, com a consolidação de uma classe média mais urbanizada, com tendência a ampliar o consumo de proteínas animais. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 8 bilhões de dólares nas exportações. Os países asiáticos detêm mais de 50% da população mundial, mas têm pouca terra. Além disso, os países da região estão num processo rápido de urbanização, que eleva a demanda por alimentos. (Repórter: Amanda Laynes)
Ortigara vê na Índia, em especial, uma janela de oportunidades para o Paraná e o Brasil, com a mudança da população daquele país para áreas urbanas, aumento de renda per capta e se tornando, rapidamente o país mais populoso do mundo, fatores que certamente vão impactar na alteração dos hábitos alimentares. Os participantes ainda falaram do mercado asiático, em ascensão e promissor aos produtos brasileiros. Também destacaram o momento favorável para produtores e cooperativas paranaenses e brasileiras participarem da transformação que está acontecendo nesses países, com a consolidação de uma classe média mais urbanizada, com tendência a ampliar o consumo de proteínas animais. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 8 bilhões de dólares nas exportações. Os países asiáticos detêm mais de 50% da população mundial, mas têm pouca terra. Além disso, os países da região estão num processo rápido de urbanização, que eleva a demanda por alimentos. (Repórter: Amanda Laynes)