Estado investe R$ 1,4 bilhão em rodovias de concreto na região Central do Paraná – e vem mais
02/10/2025
O Governo do Estado está investindo um bilhão e 400 milhões de reais em grandes obras de duplicação, ampliação e restauração em concreto de mais de 200 quilômetros de rodovias estaduais na região Central do Paraná. São sete grandes intervenções, sendo duas em etapas de licitação, ou seja, o investimento deve ultrapassar 2 bilhões para modernizar quase 300 quilômetros. Todas as obras utilizam a técnica whitetopping para restauração, em que o pavimento existente recebe uma camada de concreto, método que garante maior segurança para quem trafega pela região, além do dobro da durabilidade em relação ao modelo convencional. Para se ter ideia da dimensão do pacote, apenas os trechos de duplicação que já estão em execução, entre os municípios de Guarapuava, Turvo e Pitanga, representam mais de duas vezes o que está sendo investido pelo Governo do Estado na construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais emblemáticas dos anos mais recentes no Paraná. São 947 milhões e 700 mil reais nas três obras e 400 milhões na ligação do Litoral. E o montante será ampliado nos próximos meses com a contratação de novos trechos, entre Manoel Ribas, Lidianópolis, Mauá da Serra e Nova Tebas. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o executivo estadual tem priorizado as regiões que possuíam maior carência de infraestrutura rodoviária, como a própria região Central e o Sudoeste do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os projetos aplicados no Paraná se inspiram nas estradas mais eficientes do mundo, como as dos Estados Unidos e Alemanha. // SONORA SANDRO ALEX //
Além de maior durabilidade, o whitetopping também oferece mais aderência em dias de chuva, reduz a deformação provocada por veículos pesados e diminui a necessidade de reparos frequentes, garantindo economia de recursos públicos e melhores condições de tráfego para motoristas e passageiros. (Repórter: Victor Luís)
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os projetos aplicados no Paraná se inspiram nas estradas mais eficientes do mundo, como as dos Estados Unidos e Alemanha. // SONORA SANDRO ALEX //
Além de maior durabilidade, o whitetopping também oferece mais aderência em dias de chuva, reduz a deformação provocada por veículos pesados e diminui a necessidade de reparos frequentes, garantindo economia de recursos públicos e melhores condições de tráfego para motoristas e passageiros. (Repórter: Victor Luís)