Ferroeste registra lucro pela primeira vez em 23 anos
15/01/2020
A Ferroeste, Estrada de Ferro Paraná Oeste, terminou o ano passado com lucro operacional de 453 mil reais, faturamento bruto na casa dos 30 milhões e 500 mil reais e mais de 1 milhão e 100 mil toneladas de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava, no Centro do Estado. Desde o início da operação da empresa estatal, em 1996, é a primeira vez que um ano termina com lucro para a Ferroeste. Ela registrou faturamentos de cerca de 3 milhões de reais, um montante 49% maior que 2018, e 75% maior em relação a 2017. O resultado de dezembro também foi satisfatório, com crescimento de 105% em relação ao mesmo mês de 2018. Além disso, os custos operacionais caíram no acumulado do ano passado, o que permitiu a transformação de um faturamento recorde em lucro operacional e lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, com margem positiva. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o planejamento estratégico, a redução de custos e uma série de outras medidas explicam o desempenho e o recorde nos resultados.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O diretor-presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, afirmou que a empresa tinha três grandes metas que foram alcançadas: transportar mais de um milhão de toneladas, passar de 30 milhões de reais de faturamento bruto e fechar o ano com lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização positivo.// SONORA ANDRÉ LUIZ GONÇALVES//O presidente da Ferroeste também destacou a restruturação da equipe, as renegociações com fornecedores, novos acordos judiciais, apoio das cooperativas e o atendimento personalizado aos clientes. Segundo André Luiz Gonçalves, o balanço positivo do ano passado é importante para atrair investidores para a operação logística ferroviária do Estado, que vai ser ampliada nos próximos anos. O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que os resultados foram alcançados com criatividade e projeções realistas.// SONORA SANDRO ALEX//Junto com o aumento da eficiência da Ferroeste, a Secretaria de Infraestrutura e Logística discute alternativas para o crescimento da malha ferroviária do Estado, com foco na ligação entre a malha atual e o Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado contratou no ano passado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica do projeto da Nova Ferrovia, que vai de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Os investimentos do Governo do Estado nessa modelagem somam 6 milhões de reais, como parte do contrato de financiamento do DER com o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Para dar conta da crescente demanda do agronegócio e da necessidade de estruturar o Paraná como centro logístico da América do Sul, os investimentos a médio prazo preveem um corredor intermodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, com previsão de lançamento do edital no ano que vem. A ligação está orçada em cerca de 1 bilhão e 600 milhões de reais e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica também foi contratado pelo Governo do Paraná no ano passado. O projeto prevê o transporte por via fluvial e terrestre pela nova perimetral Leste, parte do projeto da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, além do transporte ferroviário, o que vai gerar um aumento da movimentação de trens e cargas no Oeste do Paraná. (Repórter: Priscila Paganotto)