Game desenvolvido pela Fazenda leva educação fiscal a escolas do Paraná
26/11/2025
A EFAZ, Escola Fazendária do Paraná, lançou um novo jeito de levar Educação Fiscal para as salas de aula. Agora, em vez do quadro e do giz, o conteúdo chega por meio de videogames. O tema virou jogo dentro da plataforma Roblox, que começou a ser testado por estudantes paranaenses. O jogo ainda está em pré-teste, mas alunos de diferentes escolas já experimentaram uma prévia. Nas duas últimas semanas, equipes da Secretaria da Fazenda estiveram em escolas de Curitiba e da Região Metropolitana para apresentar o projeto e medir a aceitação dos estudantes. Participaram das atividades turmas do Colégio Positivo, do Colégio Estadual Leôncio Corrêa e da Escola Literal de Pinhais. Os alunos, principalmente os mais novos, mostraram entusiasmo, atenção e vontade de colaborar. Para o consultor em Estratégias Digitais da EFAZ, Victor Cayres, um dos objetivos de levar a Educação Fiscal para o mundo dos videogames é fazer com que o tema seja incorporado de verdade pelos jovens em suas vidas. // SONORA VICTOR CAYRES //
A iniciativa foi idealizada pela Escola Fazendária e desenvolvida pela Compass UOL. A proposta aproveita o ambiente digital para deixar o tema mais claro, interessante e próximo da rotina dos jovens. O formato multijogador ajudou na troca entre os alunos, e estudantes da área de tecnologia deram sugestões de melhorias no visual e na jogabilidade. A escolha pelo Roblox não foi por acaso. A plataforma permite criar mundos e jogos próprios e é muito popular entre crianças e adolescentes. Com isso, a Escola Fazendária busca alcançar um público que já está familiarizado com esse universo. O personagem Ed, que representa o programa paranaense de Educação Fiscal, guiou as atividades. De maneira simples, os estudantes passaram a relacionar as ações do jogo com temas como função social dos tributos, importância da nota fiscal e impacto coletivo das escolhas individuais. Os testes também chegaram à Carreta da Inovação, em parceria com a Secretaria da Inovação, no município de Kaloré. Nesse piloto, cerca de 500 estudantes participaram da experiência. (Repórter: Gabriel Ramos)
A iniciativa foi idealizada pela Escola Fazendária e desenvolvida pela Compass UOL. A proposta aproveita o ambiente digital para deixar o tema mais claro, interessante e próximo da rotina dos jovens. O formato multijogador ajudou na troca entre os alunos, e estudantes da área de tecnologia deram sugestões de melhorias no visual e na jogabilidade. A escolha pelo Roblox não foi por acaso. A plataforma permite criar mundos e jogos próprios e é muito popular entre crianças e adolescentes. Com isso, a Escola Fazendária busca alcançar um público que já está familiarizado com esse universo. O personagem Ed, que representa o programa paranaense de Educação Fiscal, guiou as atividades. De maneira simples, os estudantes passaram a relacionar as ações do jogo com temas como função social dos tributos, importância da nota fiscal e impacto coletivo das escolhas individuais. Os testes também chegaram à Carreta da Inovação, em parceria com a Secretaria da Inovação, no município de Kaloré. Nesse piloto, cerca de 500 estudantes participaram da experiência. (Repórter: Gabriel Ramos)


