Governador Ratinho Junior assina concessão da área destinada à movimentação de veículos no Porto de Paranaguá
18/05/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira, em Brasília, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o contrato de concessão da área destinada à movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. A empresa Ascensus Gestão e Participações passa a administrar o terminal pelos próximos 25 anos. Estão previstos 22 milhões de reais de investimentos, com a geração de emprego e renda no Litoral paranaense. A solenidade ocorreu no Ministério da Infraestrutura. A área foi arrematada por 25 milhões de reais, em dezembro de 2020, em pregão na Bolsa de Valores de São Paulo. Foi o primeiro leilão realizado pelo Paraná, primeiro estado do País a receber autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019. De acordo com o governador Ratinho Junior, é um momento de muito orgulho para todos do Paraná a assinatura deste contrato.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O governador lembrou que o planejamento do complexo portuário prevê investimentos de mais de 920 milhões de reais nos próximos anos. O principal deles, como citou, é o chamado Moegão Leste. O projeto prevê unificar a recepção de cargas ferroviárias. Em vez de precisar desmembrar a composição e descarregar em dez terminais diferentes como é feito atualmente, todo o material será deixado em um ponto fixo. De lá, por esteiras transportadoras, é encaminhado ao respectivo terminal. O investimento é de 450 milhões de reais, com recursos do Governo do Estado. A previsão é que a licitação do projeto ocorra no segundo semestre deste ano. Ratinho Junior reforçou ainda que estão reservados mais 451 mil reais na execução do projeto básico da remodelação do Corredor de Exportação, com um novo sistema integrado.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A concessão contempla o terminal PAR12, como é chamada a área, está localizada na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá, em área adjacente ao terminal arrendado à Volkswagen. São 74 mil metros quadrados de área e capacidade estática para quatro mil veículos e armazenagem anual de 120 mil veículos. Para atender as montadoras instaladas no Paraná e também em outros pontos do País, a Ascensus vai investir em implantação de equipamentos e edificações a serem utilizados na movimentação e armazenagem de cargas Roll-on/Roll-off. Ao fim dos 25 anos de contrato, o que foi investido ficará com o Porto de Paranaguá. As cargas Roll-on/Roll-of são caracterizadas por embarcar e desembarcar nos navios pelos seus próprios meios, sem necessitar de equipamentos para carregamento. Nesta modalidade, a demanda estimada em Paranaguá vai de 287 mil a 461 mil veículos por ano entre 2021 e 2045. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o Porto de Paranaguá está cada vez maior e mais importante para o Paraná e o País.// SONORA TARCÍSIO GOMES FREITAS.//
No ano passado, além do leilão da PAR12, o contrato de concessão da área PAR01, localizada no cais do Porto de Paranaguá, foi assinado com a Klabin, que vai investir cerca de 130 milhões de reais em um terminal para movimentação de celulose, na área primária. Outras cinco áreas ainda estão disponíveis para novos arrendamentos no porto paranaense. Duas delas, um terminal de líquidos e um de carga geral já tiveram as audiências públicas realizadas e devem ser leiloados ainda este ano. As outras três áreas destinadas à movimentação de graneis sólidos de exportação já estão em estudo, com expectativa de abertura da consulta no segundo semestre deste ano. Com os novos arrendamentos, a expectativa é ultrapassar de um bilhão e 300 milhões de reais os investimentos privados e aumentar ainda mais a competitividade e a movimentação dos Portos do Paraná. (Repórter: Rudi Bagatini)
O governador lembrou que o planejamento do complexo portuário prevê investimentos de mais de 920 milhões de reais nos próximos anos. O principal deles, como citou, é o chamado Moegão Leste. O projeto prevê unificar a recepção de cargas ferroviárias. Em vez de precisar desmembrar a composição e descarregar em dez terminais diferentes como é feito atualmente, todo o material será deixado em um ponto fixo. De lá, por esteiras transportadoras, é encaminhado ao respectivo terminal. O investimento é de 450 milhões de reais, com recursos do Governo do Estado. A previsão é que a licitação do projeto ocorra no segundo semestre deste ano. Ratinho Junior reforçou ainda que estão reservados mais 451 mil reais na execução do projeto básico da remodelação do Corredor de Exportação, com um novo sistema integrado.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A concessão contempla o terminal PAR12, como é chamada a área, está localizada na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá, em área adjacente ao terminal arrendado à Volkswagen. São 74 mil metros quadrados de área e capacidade estática para quatro mil veículos e armazenagem anual de 120 mil veículos. Para atender as montadoras instaladas no Paraná e também em outros pontos do País, a Ascensus vai investir em implantação de equipamentos e edificações a serem utilizados na movimentação e armazenagem de cargas Roll-on/Roll-off. Ao fim dos 25 anos de contrato, o que foi investido ficará com o Porto de Paranaguá. As cargas Roll-on/Roll-of são caracterizadas por embarcar e desembarcar nos navios pelos seus próprios meios, sem necessitar de equipamentos para carregamento. Nesta modalidade, a demanda estimada em Paranaguá vai de 287 mil a 461 mil veículos por ano entre 2021 e 2045. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o Porto de Paranaguá está cada vez maior e mais importante para o Paraná e o País.// SONORA TARCÍSIO GOMES FREITAS.//
No ano passado, além do leilão da PAR12, o contrato de concessão da área PAR01, localizada no cais do Porto de Paranaguá, foi assinado com a Klabin, que vai investir cerca de 130 milhões de reais em um terminal para movimentação de celulose, na área primária. Outras cinco áreas ainda estão disponíveis para novos arrendamentos no porto paranaense. Duas delas, um terminal de líquidos e um de carga geral já tiveram as audiências públicas realizadas e devem ser leiloados ainda este ano. As outras três áreas destinadas à movimentação de graneis sólidos de exportação já estão em estudo, com expectativa de abertura da consulta no segundo semestre deste ano. Com os novos arrendamentos, a expectativa é ultrapassar de um bilhão e 300 milhões de reais os investimentos privados e aumentar ainda mais a competitividade e a movimentação dos Portos do Paraná. (Repórter: Rudi Bagatini)