Governador Ratinho Junior inaugura Viaduto do Sabará, em Ponta Grossa
10/08/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou, nesta terça-feira, o Viaduto do Sabará, no quilômetro 173 da rodovia BR-373, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Conhecido por ser um ponto perigoso no trânsito da região, apenas nos últimos cinco anos foram registrados 160 acidentes, resultando em sete óbitos e setenta feridos. Localizado entre os quilômetros 172 e 173 da rodovia, também conhecida por Avenida Souza Naves, o viaduto cria novas vias de acesso aos bairros Sabará, Chapada e Contorno através de um rebaixamento da via principal em uma trincheira. A intervenção tem 700 metros de extensão, e foi concluída em 11 meses. O governador destacou que a realização dessa obra tem um impacto amplo, gerando segurança, agilidade no trânsito e desenvolvimento.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Com investimento de 27 milhões e 690 mil reais, o viaduto foi financiado e executado pela Concessionária CCR-Rodonorte, que cumpre acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal. Como parte do acordo há, além desta, outras 15 intervenções em andamento em Castro, Ponta Grossa, Campo Largo e ao longo da BR-376, em Imbaú, Ortigueira e Tibagi. Elas somam 365 milhões de reais, parte de um acordo de 750 milhões homologado pela Justiça. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, explicou que a expansão da cidade aumentou o tráfego urbano ao redor da rodovia, o que implicou em um histórico de acidentes.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.//
Segundo dados da CCR Rodonorte, a Avenida Souza Naves concentra um fluxo de 35 mil veículos por dia, chegando a sete milhões de caminhões por ano. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou que a intervenção vai gerar ganhos tanto para os moradores da região quanto para quem depende da rodovia para atravessar o Estado.// SONORA SANDRO ALEX.//
Com o viaduto, a rodovia principal passa a funcionar em uma trincheira rebaixada em oito metros de profundidade, com quatro pistas, faixas de segurança externa e interna. Foram 52 mil metros cúbicos de material removido para criar a trincheira. A velocidade diretriz das pistas da rodovia, que era de 60 km/h, passa a ser de 80 km/h. Os acessos aos bairros, por sua vez, são realizados por duas marginais de entrada, interligadas por uma trincheira com extensão de 20 metros, que facilita o fluxo entre ambos os lados. O viaduto leva o nome de Luiz Carlos Sebastião, homenagem ao ex-vereador ponta-grossense que atuou na década de 1980 e morreu em fevereiro deste ano vítima da Covid-19. A obra gerou 200 empregos terceirizados e 300 empregos indiretos, que se somam ao quadro fixo da concessionária. Diretora-presidente da CCR Rodonorte, Thais Caroline Borges falou sobre o trabalho realizado.// SONORA THAIS BORGES.//
As obras do acordo de leniência entre RodoNorte e MPF abrangem oito interseções de nível e cerca de 30 quilômetros de duplicações em trechos da BR-376. O acordo foi estabelecido em março de 2019, depois que a concessionária foi alvo da Operação Integração, que apurou atos de corrupção entre agentes públicos e as concessionárias que atuaram no Anel de Integração. No total, são 750 milhões de reais de contrapartida até o final da concessão, em novembro de 2021, sendo 365 milhões para obras, 350 milhões em reduções tarifárias e uma multa para o Estado no valor de 35 milhões de reais. Para definir as obras prioritárias, mais de uma dezena de reuniões foram realizadas com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Acessos para os polos industrial de Ponta Grossa e agroindustrial de Castro e duas interseções em Campo Largo estiveram entre os principais destaques apontados. Outros detalhes sobre as obras em realização por meio do acordo de leniência podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)
Com investimento de 27 milhões e 690 mil reais, o viaduto foi financiado e executado pela Concessionária CCR-Rodonorte, que cumpre acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal. Como parte do acordo há, além desta, outras 15 intervenções em andamento em Castro, Ponta Grossa, Campo Largo e ao longo da BR-376, em Imbaú, Ortigueira e Tibagi. Elas somam 365 milhões de reais, parte de um acordo de 750 milhões homologado pela Justiça. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, explicou que a expansão da cidade aumentou o tráfego urbano ao redor da rodovia, o que implicou em um histórico de acidentes.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.//
Segundo dados da CCR Rodonorte, a Avenida Souza Naves concentra um fluxo de 35 mil veículos por dia, chegando a sete milhões de caminhões por ano. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou que a intervenção vai gerar ganhos tanto para os moradores da região quanto para quem depende da rodovia para atravessar o Estado.// SONORA SANDRO ALEX.//
Com o viaduto, a rodovia principal passa a funcionar em uma trincheira rebaixada em oito metros de profundidade, com quatro pistas, faixas de segurança externa e interna. Foram 52 mil metros cúbicos de material removido para criar a trincheira. A velocidade diretriz das pistas da rodovia, que era de 60 km/h, passa a ser de 80 km/h. Os acessos aos bairros, por sua vez, são realizados por duas marginais de entrada, interligadas por uma trincheira com extensão de 20 metros, que facilita o fluxo entre ambos os lados. O viaduto leva o nome de Luiz Carlos Sebastião, homenagem ao ex-vereador ponta-grossense que atuou na década de 1980 e morreu em fevereiro deste ano vítima da Covid-19. A obra gerou 200 empregos terceirizados e 300 empregos indiretos, que se somam ao quadro fixo da concessionária. Diretora-presidente da CCR Rodonorte, Thais Caroline Borges falou sobre o trabalho realizado.// SONORA THAIS BORGES.//
As obras do acordo de leniência entre RodoNorte e MPF abrangem oito interseções de nível e cerca de 30 quilômetros de duplicações em trechos da BR-376. O acordo foi estabelecido em março de 2019, depois que a concessionária foi alvo da Operação Integração, que apurou atos de corrupção entre agentes públicos e as concessionárias que atuaram no Anel de Integração. No total, são 750 milhões de reais de contrapartida até o final da concessão, em novembro de 2021, sendo 365 milhões para obras, 350 milhões em reduções tarifárias e uma multa para o Estado no valor de 35 milhões de reais. Para definir as obras prioritárias, mais de uma dezena de reuniões foram realizadas com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Acessos para os polos industrial de Ponta Grossa e agroindustrial de Castro e duas interseções em Campo Largo estiveram entre os principais destaques apontados. Outros detalhes sobre as obras em realização por meio do acordo de leniência podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)