Governador Ratinho Junior recebe comitiva federal que ajuda a viabilizar a Nova Ferroeste
23/06/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, nesta quarta-feira, uma comitiva formada por membros do Ministério da Infraestrutura, do Ministério da Economia e da Secretaria de Infraestrutura e Logística para discutir o projeto da Nova Ferroeste. A ferrovia vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, e atualmente está em fase de elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica. De acordo com o governador Ratinho Junior, o desenvolvimento do Paraná e do Mato Grosso do Sul passa por essa ferrovia, que escoa grande parte da produção do agronegócio dos dois Estados.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Marcos Félix, assessor especial do Ministério da Infraestrutura, explicou que o projeto é resultado de uma parceria de muito trabalho entre os governos federal e estadual.// SONORA MARCOS FELIX.//
Finalizada a fase dos estudos de viabilidade, o grupo de trabalho vai elaborar um edital para encaminhar o projeto para o leilão da concessão. De acordo com Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Ferroviário Estadual, a estimativa é realizar a concorrência na Bolsa de Valores do Brasil no primeiro semestre do ano que vem.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
O coordenador explicou que o detalhamento técnico do projeto almeja oferecer a melhor infraestrutura ferroviária possível, para beneficiar tanto os estados diretamente contemplados pelo traçado como pelos que serão influenciados indiretamente por ele, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A comitiva de trabalho da Nova Ferroeste visitou nesta terça-feira o Porto de Paranaguá, passou pela Capital e segue viagem para Cascavel e Foz do Iguaçu, conhecendo os municípios estratégicos do desenho da nova linha férrea. Com 1.285 quilômetros de extensão, a Nova Ferroeste vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Paraná, criando um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil. A expectativa é viabilizar o transporte de 54 milhões de toneladas de carga por ano. A área de influência indireta abrange 925 municípios de três países: 773 do Brasil, 114 do Paraguai e 38 da Argentina. No Brasil, o projeto impacta diretamente 425 cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, totalizando cerca de 9 milhões de pessoas. (Repórter: Gustavo Vaz)
Marcos Félix, assessor especial do Ministério da Infraestrutura, explicou que o projeto é resultado de uma parceria de muito trabalho entre os governos federal e estadual.// SONORA MARCOS FELIX.//
Finalizada a fase dos estudos de viabilidade, o grupo de trabalho vai elaborar um edital para encaminhar o projeto para o leilão da concessão. De acordo com Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Ferroviário Estadual, a estimativa é realizar a concorrência na Bolsa de Valores do Brasil no primeiro semestre do ano que vem.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
O coordenador explicou que o detalhamento técnico do projeto almeja oferecer a melhor infraestrutura ferroviária possível, para beneficiar tanto os estados diretamente contemplados pelo traçado como pelos que serão influenciados indiretamente por ele, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A comitiva de trabalho da Nova Ferroeste visitou nesta terça-feira o Porto de Paranaguá, passou pela Capital e segue viagem para Cascavel e Foz do Iguaçu, conhecendo os municípios estratégicos do desenho da nova linha férrea. Com 1.285 quilômetros de extensão, a Nova Ferroeste vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Paraná, criando um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil. A expectativa é viabilizar o transporte de 54 milhões de toneladas de carga por ano. A área de influência indireta abrange 925 municípios de três países: 773 do Brasil, 114 do Paraguai e 38 da Argentina. No Brasil, o projeto impacta diretamente 425 cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, totalizando cerca de 9 milhões de pessoas. (Repórter: Gustavo Vaz)