Governador defende concessões e parceria com a iniciativa privada para o Paraná avançar

15/02/2023
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira de uma mesa de debates do CEO Conference 2023, um evento voltado ao público empresarial promovido pelo banco BTG Pactual, em São Paulo. Ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ele defendeu o modelo de gestão adotado pelo Governo do Paraná a partir de 2019, baseado em concessões à iniciativa privada, eficiência da gestão pública e programas sociais. Indagado sobre as parcerias firmadas com a iniciativa privada para melhoria da prestação de serviços à população paranaense, Ratinho Junior citou algumas medidas tomadas durante o seu primeiro mandato à frente do Estado e outras que estão em andamento para dar mais dinamismo aos atuais desafios econômicos.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Um dos exemplos citados pelo governador foi a realização dos leilões dos terminais do Porto de Paranaguá. O Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a leiloar uma área portuária depois de receber autonomia para administrar os contratos de exploração. O terminal PAR12, de 74 mil metros quadrados e capacidade de armazenagem anual de 120 mil veículos, foi arrematado por 25 milhões de reais e a empresa vencedora tem a obrigação de fazer investimentos de 22 milhões ao longo de 25 anos, além de pagamentos mensais pela ocupação da área. Em 2022, o terminal PAR32 foi arrematado por 30 milhões. A área destinada em especial a cargas de açúcar, deverá receber cerca de quatro milhões em melhorias da empresa responsável. No dia 24 de fevereiro, a Portos do Paraná irá leiloar mais duas áreas portuárias que deverão receber um aporte somado de um bilhão e 200 milhões de reais. A Portos do Paraná prepara, ainda, estudos sobre dois outros leilões. Outra medida destacada por Ratinho Junior é o processo de transformação do modelo administrativo da Copel em corporação. A forma, consagrada nos países mais desenvolvidos, é a mais moderna da atualidade e é adotada por empresas como a Vale, Embraer e Eletrobras, gigantes dos seus setores. Dessa maneira, a Companhia estará pronta para as mudanças que vão impactar o setor energético nos próximos anos, voltadas aos compromissos ambientais e de geração limpa.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

O modelo prevê que a empresa não terá um dono e o capital será disperso. Apesar disso, o Estado seguirá como maior acionista, mantendo uma participação mínima de 15%, e também terá uma ação de classe especial, golden share, com poder de veto, que busca garantir os investimentos da Copel Distribuição de acordo com os interesses da população paranaense. Em novembro de 2020, a Copel já tinha realizado o desinvestimento da Copel Telecom, a antiga subsidiária de telecomunicações e que foi arrematada por dois bilhões e 500 milhões de reais, superando em quase um bilhão o preço mínimo estipulado. Ao falar sobre a relação com o governo federal, o governador lembrou do processo de discussão que culminou na definição de um novo modelo de concessão das rodovias do Paraná. Ele também ressaltou o projeto da Nova Ferroeste.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Sobre as rodovias, entre os aspectos defendidos pelo Estado perante à União estão a manutenção de tarifas mais baixas do que aquelas praticadas nos contratos anteriores, a garantia da realização de um grande pacote de obras para melhoria da infraestrutura viária atual e o leilão na Bolsa de Valores com disputa livre de preço. Já sobre a Nova Ferroeste, em 2022 foi apresentado o edital do leilão e o Estudo de Impacto Ambiental em uma rodada de audiências públicas no Paraná e Mato Grosso do Sul, que agora passa pela revisão final, com aprimoramentos do projeto pelo Governo do Paraná a pedido do Ibama para a obtenção do Licenciamento Prévio. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)