Governador vistoria obras de pavimentação na PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand

20/06/2023
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta terça-feira as obras de pavimentação da PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. A obra recebe investimento de 51 milhões e 300 mil reais do Governo do Estado. Além de fazer ligações importantes na região, o novo eixo também poderá ser utilizado para escoamento de carga tanto no sentido interior de São Paulo quanto Mato Grosso do Sul. A pavimentação inicia no entroncamento da PR-239 com a PR-317, em Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, e vai até o entroncamento com a PR-182, próximo ao Biopark, em Toledo, com uma extensão de 9 quilômetros. A obra já está em andamento com a execução de serviços como terraplanagem e implantação do sistema de drenagem. Ratinho Junior destacou que o projeto vai ter impacto direto no setor industrial da região, melhorando a logística de distribuição da produção. // SONORA RATINHO JUNIOR //

A estrada é uma importante ligação com grandes empresas do Oeste como a Prati-Donaduzzi, indústria líder nacional na produção de medicamentos genéricos, que inaugurou uma nova planta em Toledo nesta terça-feira. Com a nova fábrica, destinada à produção de medicamentos sólidos, a empresa passa a ser a maior produtora de comprimidos da América Latina. O prefeito do município, Valter Aparecido Correia, disse que a obra vai contribuir para a atração de cada vez mais investimentos como este. // SONORA VALTER APARECIDO CORREIA //

A estrada também faz ligação com o Biopark, parque tecnológico de 5 milhões de metros quadrados voltado para áreas de pesquisa, educação e negócios. Durante a vistoria da estrada, o governador visitou o local para conferir sua estrutura. A obra na PR-239 é executada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, com fiscalização pelo DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. A licitação foi realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada, que prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra em um mesmo contrato, garantindo mais velocidade à execução da obra. A pavimentação chegou a ser licitada em 2018, mas teve o contrato rescindido sem nenhum serviço chegar a ser executado. A rescisão foi de forma amigável, sem ônus para o Estado, a pedido da própria antiga empresa vencedora. Serão duas pistas de 3 metros cada uma, com acostamentos externos de 2 metros em ambos lados da rodovia. As interseções em nível em ambos os entroncamentos da rodovia vão contar também com iluminação viária. A maior parte do traçado existente será aproveitada, com uma correção em segmento de um quilômetro para eliminar curvas. O prazo para entrega da obra é maio de 2024. (Repórter: Nathália Gonçalves)