Governo do Estado investe na reestruturação da PR-650 para acabar com enchentes em Godoy Moreira

15/03/2022
Encravada em um dos pontos centrais do Paraná, Godoy Moreira, no Vale do Ivaí, sofreu por anos em razão da localização geográfica. Por fazer limite com o Rio Corumbataí, a cidade depende de uma balsa para chegar de forma mais rápida à vizinha Barbosa Ferraz. Além do transporte pelo rio ser paralisado, eram dias sem poder usar a única saída com asfalto do município, a PR-650, ligação com São João do Ivaí. O agricultor Valdeci Pires, disse que ficavam sem saída e nem ambulância passava. //SONORA VALDECI PIRES//

O lavrador Abraão Sousa Rodrigues, nascido e criado no município, lembrou que era constante o alagamento e ninguém podia sair de casa. //SONORA ABRAÃO SOUSA RODRIGUES//

Combinação que ajuda a explicar o êxodo que acompanha há décadas Godoy Moreira. De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade passou de 3.337 moradores para apenas 2.850 entre os levantamentos de 2010 e 2021, uma baixa populacional de 17%. O empresário José Donizete Galego, lembrou que a região aguardou mais de 30 anos pela obra. //SONORA JOSÉ DONIZETE GALEGO//

A virada, porém, já tem data para acontecer. O Governo do Estado espera entregar até o fim deste semestre as obras de correção e modernização da PR-650. Foram mapeados seis pontos críticos da rodovia, distribuídos entre os quilômetros 7 e 28, para serem revitalizados, totalizando 3,4 quilômetros. O investimento é de cerca de 15 milhões e 500 mil reais, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e inclui também o alargamento da ponte sobre o Rio Bananeira, no mesmo trecho. O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que as pessoas precisam ter qualidade de vida. Uma cidade que por anos ficou sofrendo com enchentes, mas que agora, com essa obra, terá todas as condições para crescer e se desenvolver. //SONORA RATINHO JUNIOR//

O prefeito Primis de Oliveira, contou que ele mesmo é um sobrevivente dos alagamentos. //SONORA PRIMIS DE OLIVEIRA//

Todos os trechos incluem obras de arte corrente e dispositivos de drenagem, garantindo a passagem das águas sob a rodovia, sem danificar e sem resultar em represamentos. Neste mesmo contrato está inclusa a elevação e alteração de traçado da pista, e execução de uma nova ponte sobre o Rio Bananeira, substituindo a obra de arte especial existente, que é de pista única. A obra vai evitar o alagamento da rodovia, e acabar com filas de veículos no local, uma travessia urbana. (Repórter: Felippe Salles)