Governo do Paraná vai propor novas formas de trabalho no serviço público

20/10/2020
O Governo do Estado vai avaliar o desempenho dos serviços públicos durante a pandemia e estudar cenários futuros e modernização do trabalho do servidor. Nesta terça-feira, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, reuniu a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira; o controlador geral, Raul Siqueira, e o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, para definir as linhas de trabalho de um grupo multidisciplinar que será criado nos próximos dias com esse objetivo.
Guto Silva disse que nesses meses de pandemia percebeu a necessidade de rediscutir as relações de trabalho, revisar leis e propor atualizações e adequações que modernizem a máquina pública. Para isso, terá um grupo que vai estudar e sugerir mudanças e inovações no serviço público.
O grupo, que vai incluir também a Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, terá três grandes eixos: teletrabalho, legislação e capacitação e desenvolvimento humano.
O teletrabalho, que poderá ser adotado pelo governo em algumas áreas, será analisado com base em indicadores de desempenho e de redução de custos obtidos de fim de março até o fim de setembro, período em que o decreto que instituiu o trabalho remoto esteve em vigor. Também serão avaliadas questões tecnológicas e de gestão.
Na área de legislação, o objetivo é revisar as leis relacionadas ao serviço público que foram editadas durante a pandemia e que poderão ou não ser atualizadas. Entram neste eixo, ainda, o código de conduta e o estatuto do servidor.

Já a capacitação e desenvolvimento humano vai contar com a experiência das áreas de recursos humanos do governo e da Escola de Gestão para realização de seminários, cursos e o apoio aos servidores.
A experiência da pandemia mostrou que o teletrabalho é possível e pode se tornar uma modalidade boa para o Estado e os servidores. Balanço parcial realizado de abril a junho deste ano, indicou uma redução de 30,4% nas despesas administrativas como reflexo direto do trabalho remoto e das restrições de circulação no período. Houve queda nas despesas com serviços de água, esgoto, luz, telefonia, abastecimento da frota oficial e com viagens de servidores. (Repórter: Flávio Rehme)