IAT aplica R$ 2,9 milhões em multas ambientais durante a Operação Mata Atlântica em Pé
29/09/2025
O Instituto Água e Terra foi protagonista durante a edição 2025 da Operação Mata Atlântica em Pé no Paraná, força-tarefa coordenada pelo Ministério Público com foco na preservação ambiental. O grupo de 23 agentes de diferentes regionais do órgão ambiental identificou 293 hectares, o equivalente a cerca de 300 campos de futebol, de áreas ilegalmente desmatadas em 19 municípios do Estado entre os dias 21 e 28 de setembro. Foram lavrados 226 Autos de Infração Ambiental, com a aplicação de 2 milhões e 959 mil reais em multas. No total, a operação de combate ao desmatamento ilegal e de verificação do cumprimento ao embargo estabelecido, neste ano, já mapeou mil 143 hectares de área degradada no Estado, totalizando 9 milhões e 960 mil reais em multas administrativas aos responsáveis pelos ilícitos ambientais. Eles agora podem responder judicialmente, nas esferas cível e criminal, além de terem sido impostas restrições administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais. Em relação ao ano passado houve uma redução de 38% na área total danificada e de 41% no valor de Autos de Infrações Ambientais deferidos. A 8ª edição da força-tarefa ocorreu entre os dias 15 e 26 de setembro e contou com o apoio de outras instituições, como o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e a Superintendência do Paraná do Ibama, também responsáveis pelas ocorrências. O gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Goes, reforça a importância das identificações remotas nessas ações. // SONORA ÁLVARO CESAR DE GOES //
Neste ano, a iniciativa permitiu a identificação de 12 mil 327 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica. As irregularidades verificadas levaram à aplicação de multas que somaram 116 milhões de reais. (Repórter: Gustavo Vaz)
Neste ano, a iniciativa permitiu a identificação de 12 mil 327 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica. As irregularidades verificadas levaram à aplicação de multas que somaram 116 milhões de reais. (Repórter: Gustavo Vaz)