Indústria mineral do Paraná participa com mais de 25 bilhões de reais na economia do Estado

24/05/2021
Os segmentos da indústria mineral do Paraná participaram com 25 bilhões e 520 milhões de reais na economia do Estado. O montante corresponde a 8,17% do Valor Adicionado Fiscal do Paraná, que soma a Fabricação de Coque, de Produtos Derivados do Petróleo e de Biocombustíveis ; Fabricação de Produtos de Minerais Não Metálicos ; e Indústrias Extrativas de Minerais. Os dados são do Informe Mineral 05/2021, divulgado pela Divisão de Geologia da Diretoria de Gestão Territorial do Instituto Água e Terra.
A extração de minerais não metálicos está presente em 165 municípios e toda a produção primária é, praticamente, transformada no próprio Estado. Em número de estabelecimentos e de empregos, as indústrias de extração mineral e a de produtos de minerais não metálicos participaram, em 2019, com 4,63% dos empregos industriais e com 8,64% dos estabelecimentos industriais.
Segundo Marcos Vitor Dias, da Divisão de Geologia do IAT, os segmentos da industria mineral do Paraná continuam dando uma contribuição positiva para o desenvolvimento do Estado. //SONORA MARCOS VITOR DIAS//
Na Fabricação de Produtos de Minerais Não Metálicos, foram 282 os municípios paranaenses com participação no Valor Adicionado Fiscal, com destaque para Rio Branco do Sul , com 27,22%.
Na composição do Valor Adicionado Fiscal das Indústrias Extrativas de Minerais, a Extração de Minerais Não Metálicos é responsável por 69,75%, e está presente em 165 municípios. A Extração de Petróleo e Gás Natural participou com 20,76%, referente a exploração do xisto pirobetuminoso e de Extração de Minerais Metálicos com 4,36%, produto da exploração de ouro e prata em Campo Largo. A Extração de Carvão Mineral corresponde a 3,38%, em Figueira, e as atividades de apoio à Extração de Minerais com 1,75%, presente em sete municípios.
No Paraná, a extração de minerais não metálicos engloba a exploração de areia; rochas para produção de brita e ornamentais; rochas carbonáticas para a produção de cimento, cal, corretivo agrícola e outros usos; argilas para as indústrias de cerâmica vermelha, cerâmica branca, de materiais refratários; além de água mineral; fluorita; talco, cascalho, saibro; seixos; feldspato; argilito; filito e serpentinito. (Repórter: Flávio Rehme)