Instituto Água e Terra orienta população sobre entrada nos parques estaduais

22/01/2021
Entrada apenas pelas portarias oficiais, com cadastro e uso de máscaras são algumas exigências para quem visita os Parques Estaduais do Paraná. Desde o início das medidas de segurança sanitária e do isolamento social, propostos pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, aumentou a procura por informações sobre atrativos em Unidades de Conservação do Estado.
Ao todo, são 21 Parques Estaduais para visitação abertos ao público no Paraná, porém com normas a serem seguidas. As orientações foram publicadas no início do mês pelo IAT, Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto elaborou, ainda, o Informativo, com orientações às administrações das Unidades e à população. A fim de evitar transtornos, é indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas.
A fim de evitar aglomeração, o horário de visitação nas 21 Unidades é das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde e a capacidade máxima de público foi reduzida em 50%.
Ainda de acordo a publicação, é proibida a prática de esportes coletivos nas dependências das Unidades, bem como a promoção de eventos. Também estão vetados os acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques.
Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, lembra que é importante a atenção e o respeito às medidas de combate ao Covid-19 para a segurança de todos. //SONORA RAFAEL ANDREGUETTO//
As portarias dos Parques Estaduais devem ter álcool em gel à disposição do público. As administrações devem aumentar a higienização das dependências e medir a temperatura dos visitantes. Turistas com medição de temperatura corporal acima de 37,8ºC terão o acesso negado ao parque.
Não seguir as determinações impostas pelo órgão ambiental acarreta em infração ambiental prevista no Decreto Federal, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Para possibilitar o controle de visitantes, os turistas recebem uma pulseira de identificação que deve ser colocada em local visível durante todo o tempo de permanência no interior da Unidade de Conservação.
Para saber como chegar e outras informações sobre os Parques do Paraná, basta acessar xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias .(Repórter: Flávio Rehme)