Internet de alta velocidade leva inclusão às escolas indígenas do Paraná

16/07/2025
Inclusão e conectividade são os pilares de um projeto da Secretaria de Estado da Educação que assegurou a implantação de internet de alta velocidade em escolas indígenas do Paraná. Ao fim desse primeiro semestre letivo, estudantes e professores afirmam ter notado os impactos positivos da novidade. Ao todo, 18 escolas indígenas de diferentes regiões do Paraná foram beneficiadas com a instalação de rede de internet Starlink neste ano. A iniciativa integra um projeto da Secretaria da Educação que garantiu conectividade de alta velocidade via satélite a 150 escolas estaduais situadas em regiões afastadas, incluindo também colégios do campo e escolas localizadas em ilhas e assentamentos rurais. O investimento do Governo do Estado foi de 18 milhões de reais. A solução foi planejada para garantir estabilidade e alta disponibilidade de conexão no acesso a recursos educacionais digitais ofertados pela Secretaria da Educação. Mais de 11 mil estudantes foram diretamente impactados pela iniciativa, que ainda otimizou a realização de pesquisas pedagógicas e de atividades administrativas nos colégios. Nelson Veríssimo, professor de Língua Guarani na Escola Estadual Indígena Guavirá Poty, na comunidade Guaviraty, em Pontal do Paraná, usa a internet para conduzir os alunos a uma viagem virtual pela cultura indígena. Por meio de sites e ferramentas de busca, o docente apresenta à turma imagens de outras aldeias e comunidades indígenas pelo Brasil. Segundo o professor, a ampliação da conectividade beneficiou muito a realização dessa atividade. // SONORA NELSON VERÍSSIMO //

A rede estadual de ensino conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5 mil e 500 estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue, com aulas da língua indígena e de língua portuguesa, desde o início da jornada escolar. (Repórter: Victor Luís)