Licitação de novo whitetopping na PRC-280 já tem resultado final
04/08/2023
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, publicou o resultado final da licitação da obra de restauração em pavimento rígido de concreto, também chamado de whitetopping, da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste. Foi confirmado como vencedor o Consórcio Sanches Tripoloni – Consol, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni e Consol Engenheiros Consultores, com o valor de 188 milhões e 250 mil reais, após não ter sido registrada qualquer interposição de recurso quanto a este resultado no prazo permitido. Agora o resultado final segue para homologação, que será publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguido pelos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço. Devem ser 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto, também conhecido como Viaduto da Codapar, em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Estão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho, que devem receber fresagem e reperfilagem para servirem como base para o novo pavimento de concreto. A licitação foi realizada na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada, em que uma mesma empresa fica responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução da obra. O prazo de finalização, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping. Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria. Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva. A iniciativa integra o novo programa Governo Paraná Concreto, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do Estado. (Repórter: Felippe Salles)